Dicas para iOS

Coloque o Siri funcionando 100% no seu iGadget antigo (Atualizado)

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Com certeza, uma das novidades que mais atraíram o publico com o lançamento do iPhone 4S foi o Siri, sua nova assistente pessoal. Mas, esse é um privilegio apenas para quem tem o novo modelo do aparelho, não é?  Não mais!

Com o lançamento do Spire no Cydia, tornou-se possível instalar com facilidade o Siri em iGadgets mais antigos, e sua grande vantagem ao comparar com outros Tweaks lançados, como o Siri0us, é que este não infringe nenhuma lei por utilizar um método diferente de funcionamento. Sua unica desvantagem é que necessita de um Proxy para conectar-se aos servidores da Apple, mas já existem meios de se conseguir um (falaremos disto mais ao final do post).

Antes de começar o tutorial, vale salientar que, como TODO método que envolve Jailbreak, Cydia e programas não autorizados pela Apple, o Spire também oferece riscos ao aparelho. Desde um travamento que pode ser resolvido com um simples restore, até transformar seu iGadget em um peso para papel. Claro que os riscos são pequenos, e é super raro encontrar casos de pessoas que tiveram problemas do tipo, mas não custa avisar. O blog não é responsável por quaisquer danos que venham a ocorrer. Estamos dispostos a ajudar, claro, mas não podemos nos responsabilizar (:

Bom, Vamos ao que interessa?!

1– Primeiramente, seu iGadget deve estar no iOS 5.0.1 e com Jailbreak

2– Entre no Cydia e procure por Spire. Este se encontra na Repo do BigBoss e é Free.

3– Instale o Spire. Nesse momento conecte seu aparelho na USB para a bateria não se esgotar, pois o download é de aproximadamente 100MB, e pode demorar. Durante o Download irá parecer que esta tudo travado, mas é assim mesmo, pois não existe uma barra de progresso e praticamente nada se mexe na tela. Apenas aguarde, pois o download está sendo feito.

 

4– Após Instalado, reinicie o aparelho. Caso ligue normalmente, pode ficar mais tranquilo, pois a maioria das pessoas que relataram problemas, disseram que foi nessa parte.

5- Vá em Vá em Ajustes > Geral > Siri. Ligue o Siri. Desabilite “Eleve para falar”, pois dizem que economiza bateria.

6- Vá em Ajustes > Spire e digite o endereço de algum Proxy

7- Instale o certificado, pois sem ele o Siri não funcionará. Para instalar, abra o Safari, digite o endereço fornecido pelo proxy e siga as instruções.

 

 Proxy e certificados

Esta é a parte mais complicada do processo. Surgiram vários proxys na internet por esses dias, alguns Free e a maioria pagos, ambos bem instáveis, mas consegui usar bastante e ainda estou usando.

Aqui vão alguns que funcionam:

Tipo: Free

Testado: Sim. Funciona bem, mas as vezes sobrecarrega e fica fora do ar. É de graça né…Vale salientar que este tem um site oficial, onde podemos consultar a situação do servidor (se está online ou offline) e obter outras informações, além de ter a possibilidade de comprar um Slot pessoal.

Proxy:  https://siri-bh.no-ip.org

Certificado: http://siri-bh.no-ip.org/blog.crt

.

Tipo: Free

Testado: não, porém algumas pessoas relataram que conseguiram usar.

Proxy:  https://siriproxy.dyndns.org

Certificado: http://sharesend.com/n0pmy

.

Tipo: Pago ($7/mês)

Testado: sim, funciona perfeitamente. Só na hora de trocar as chaves que fica fora do ar, mas depois volta. O dono avisa pelo Twitter quando o servidor vai ficar off/on.

Este necessita pagamento de $7 via PayPal para receber o endereço. Contate o responsável em seu Twitter e contrate o serviço (fale em inglês).

.

Tipo: Pago ($20/mês)

Testado: Não, mas os que usaram disseram que funciona.

Proxy: Este necessita de pagamento de $20 via PayPal para receber o endereço. O dono do servidor afirma ter apenas 15 slots, então caso estiver interessado, corra e fale com ele no Twitter (fale em inglês).

.

Tipo: Pago (R$25,00/mês)

Testado: Sim

Proxy: Compre pelo site oficial e receba todas as informações necessárias. Vale salientar que este é um servidor Brasileiro, o que facilita bastante.

.

Tipo: Pago

Testado: Sim

Proxy: Contrate o serviço pelo site oficial.

.

.

Pronto, se tudo ocorrer bem, ENJOY your Siri!

.

Aqui vai um vídeo, feito por mim, mostrando o Siri em funcionamento. Peço desculpas pela má qualidade, pois estou sem uma câmera boa e tive que filmar pelo iPad. Quando for possível, posto um tutorial completo.

.

Conforme aparecerem mais proxys funcionais, colocaremos aqui. Caso descubra algum envie para mim no Twitter para que eu possa publicar aqui.

****ATUALIZAÇÃO****

Novidades apareceram, e mudanças foram feitas desde que este post foi escrito. Colocarei abaixo as novidades:

●Um dos Proxys Free mudou seu endereço e o link do certificado.  É o primeiro listado por mim, logo acima, e já o atualizei.  Ficará assim:

Tipo: Free

Testado: Sim. Funciona bem, mas as vezes sobrecarrega e fica fora do ar. É de graça né… Vale salientar que este tem um site oficial, onde podemos consultar a situação do servidor (se está online ou offline) e obter outras informações, além de ter a possibilidade de comprar um Slot pessoal. Outra coisa, acabei de testa-lo e está funcionando perfeitamente.

Proxy:  https://siri-bh.no-ip.org

Certificado: http://siri-bh.no-ip.org/blog.crt

●Um dos proxys pagos (o que eu uso) aumentou seu valor de $7 para $10, e continua funcionando perfeitamente.

●Surgiram dois novos Proxys, dentre eles, um Brasileiro. Já coloquei as infirmações acima, na lista de proxys.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.