Geral

Como seria a Apple sem Steve Jobs?

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Todos vós devem conhecer a famosa Apple. Ela está sempre a inovar, com produtos de alta tecnologia, cujo design chama as pessoas de todos mundo a comprarem os produtos da gigante empresa da fruta. Ela foi criada por Steve Jobs e pelo seu amigo, Steve Wozniak. Isto na sua garagem, em 1974.

Jobs exigia muito aos seus empregados. Tudo tinha que ficar perfeito. Alguns o chamavam de mandão. Devido a isso, os outros directores da Apple decidiram demitir o seu fundador, Steve Jobs. Isto em 1985.

Feito isso, Jobs abandonou a Apple e criou a NeXT. Nesta altura, já a Apple estava de mãos atadas. Muito produtos fracassavam e todos o dinheiro investido na produção dos mesmos, foi “ao ar”. Mas isso ia mudar em 1996, quando Steve Jobs regressou com a compra da NeXT pela Apple. Com o seu retorno, a Apple elegeu-o CEO da empresa, e a Apple voltou a crescer novamente. Agora a Apple desenvolve computadores, reprodutores de música e vídeo portáteis, sistemas operacionais, smartphones e até tablets. Além disso, a Apple já passou grandes empresas, como a Nokia, a Motorola e a LG e até já tem mais dinheiro que os Estados Unidos (!!).

Este é Steve Jobs muito magro

Este é Steve Jobs muito magro

As palavras acima mostram como Jobs é uma pessoa importantíssima para a estabilidade da Apple. A Apple não é como a Microsoft que consegue sobreviver sem o seu fundador, Bill Gates. Se Steve Jobs alguma vez sair da Apple, pode ter a certeza que a Apple já era.

Isso algum dia irá ocorrer, mas poderá acontecer mais cedo do que pensamos, visto que Steve Jobs possui um tipo de câncer raro no pâncreas. Ele já chegou a tirar licenças médicas para cuidar do problema, o que fez que as ações da Apple caíssem, devido à dúvida dos investidores sobre o seu estado de saúde. Podemos dizer que Jobs está a recuperar, mas visto que ele emagreceu muito, não vai ser fácil.

Agora fica a dúvida: será que Tim Cook, o possível substituto de Jobs, conseguirá seguir as passadas do seu chefe? O que você acha?

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.