Notícias

Compartilhamento de Pastas do iCloud foi adiado para 2020

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Uma das novidades anunciadas com o iOS 13 e macOS Catalina é a possibilidade de compartilhar as pastas do iCloud com outros usuários. A promessa era que o recurso estaria disponível para todos os usuários já em setembro deste ano com o lançamento das novas versões dos sistemas, mas isso não aconteceu. Nesta semana, a Apple atualizou algumas informações em seu site oficial e deu a entender que o Compartilhamento de Pastas do iCloud foi adiado para 2020.

Até então, o iCloud permite apenas que arquivos individuais sejam compartilhados rapidamente. Durante as primeiras versões de testes do iOS 13 e macOS Catalina, também era possível compartilhar as pastas na nuvem. Dessa forma, vários usuários conseguiam ver e alterar o conteúdo delas remotamente. O recurso foi removido antes das atualizações serem lançadas para todos sem muitos detalhes.

A verdade é que a Apple planejou várias mudanças para o seu sistema de armazenamento na nuvem, porém os testes mostraram que ainda não era hora de lançá-las para o público. Vários desenvolvedores tiveram seus arquivos completamente bagunçados ou até mesmo perderam dados importantes durante o período dos betas. Portanto, a empresa decidiu reverter o iCloud para o mesmo sistema que existia até o ano passado, e isso inclui a existência do Compartilhamento de Pastas.

A Apple prometeu que o recurso voltará até o segundo trimestre de 2020 com uma futura atualização do iOS 13 e macOS Catalina.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.