DestaquesiOS

Conceito de uma nova tela de bloqueio para o iPhone no iOS 12

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Todo ano, costumo publicar aqui no iHelp BR algum conceito imaginando o que eu gostaria de ver na próxima grande atualização do iOS antes dela ser oficialmente anunciada na WWDC. A minha lista de desejos para o sistema operacional do iPhone e iPad é grande, mas devido aos rumores sobre a Apple ter decidido se concentrar em melhorias no desempenho, resolvi concentrar este conceito em algo que gostaria muito de ver diferente: a tela de bloqueio do iPhone.

Na verdade, nem espero uma mudança tão grande assim. Apenas gostaria muito de ver as “complicações” (ou widgets, como preferir chamar) do Apple Watch em outros dispositivos. No Watch, o usuário pode escolher algumas “complicações” que aparecem logo ao acender a tela do relógio e exibem informações rápidas de alguns aplicativos, como a previsão do tempo, bolsa de valores ou lembretes.

No iPhone, esses utilitários poderiam ser adicionados na tela de bloqueio do sistema, seja de acordo com a escolha do usuário ou até mesmo como sugestão da Siri. Para os donos do iPhone X (e outros que serão lançados com tela OLED), haveria também um modo “sempre ligado” que exibe essas informações em um fundo preto, para economizar a bateria.

Ao tocar na tela, os demais elementos e o plano de fundo seriam exibidos em um efeito de fade.

No conceito, os widgets da tela de bloqueio podem ser expandidos por meio de um toque forte com 3D Touch. Isso pode ser aproveitado até mesmo para agrupar várias notificações de um mesmo aplicativo, como mostra o exemplo abaixo com as ligações perdidas resumidas no ícone do telefone. Até mesmo os controles de áudio seriam transformados em uma “complicação”.

Além da tela de bloqueio, algo que eu gostaria muito de ver no iOS 12 é um novo indicador de volume que não atrapalhe a visualização do conteúdo que está sendo exibido na tela. No iPhone X, esse indicador seria exibido durante alguns segundos no canto superior esquerdo da tela, apenas quando o usuário pressionar algum dos botões de volume.

Para finalizar, é claro que não poderia faltar o tão aguardado “modo escuro”. Afinal, o sonho nunca morre.

E você, o que gostaria de ver no iOS 12? Vale lembrar que a nova versão do iOS será apresentada durante o evento inicial da WWDC 2018 no dia 4 de junho, às 14 horas. O iHelp BR irá realizar a cobertura completa do evento no dia.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.