AnálisesApps

Cosmicast é um novo app de podcasts disponível para iPhone, iPad e Mac

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Os dispositivos da Apple já contam com um cliente de podcasts pré-instalado no sistema por padrão, mas muitos usuários procuram por opções com mais recursos ou visual diferente. Para estes, o novo aplicativo Cosmicast certamente é uma ótima opção. Além de ter todas as ferramentas essenciais para um agregador de podcasts, o visual do Cosmicast traz texturas e elementos da interface que imitam objetos reais — um toque de “iOS 6”.

Não há muito segredo na utilização do app. Logo ao abrir o Cosmicast, o usuário encontra três abas: Populares, Biblioteca e Tópicos. Em “Populares” é possível navegar pelos podcasts mais reproduzidos do país. O interessante é que o aplicativo permite alterar a região da lista, de forma que o usuário possa ver quais são os podcasts mais populares no Brasil, Estados Unidos ou em qualquer outro país. No app Podcasts da Apple, isso é atrelado ao ID Apple.

Na “Biblioteca”, o usuário encontra todos os podcasts que assina e pode importar a lista de outros agregadores de podcasts compatíveis com o formato OPML. A primeira parte da lista mostra os episódios mais recentes de cada um dos podcasts assinados, e logo abaixo é possível acessá-los separadamente.

E na aba “Tópicos” os podcasts são separados por categorias como artes, negócios, comédia, educação, jogos, notícias e mais. Assim como na tela principal, o Cosmicast permite alterar a região para encontrar quais podcasts se destacam nas categorias de cada país.

O app é leve e muito intuitivo, sendo menos complicado do que a própria solução da Apple para algumas coisas. Ao reproduzir um podcast, a interface mostra um disco de vinil girando que remete ao skeumorfismo do iOS 6 — aos que não se lembram, o aplicativo Podcasts da Apple tinha o visual inspirado em um tocador de fitas. Os botões do Cosmicast possuem sombras e o usuário pode alterar a cor de alguns elementos do app.

Entre os principais recursos do Cosmicast, destacam-se a navegação por gestos, a possibilidade de exportar a biblioteca de podcasts e uma opção interessante que pula automaticamente partes silenciosas de um episódio. Testei essa função com alguns podcasts e não consegui obter o resultado esperado com todos, mas a opção está lá disponível para quem quiser.

Mas a grande vantagem mesmo do Cosmicast é a disponibilidade em todas as plataformas da Apple. Uma única compra garante o aplicativo para iPhone, iPod touch, iPad, Apple Watch, Apple TV, CarPlay e Mac — este último por meio da tecnologia Catalyst. A biblioteca e as configurações do usuário são sincronizadas automaticamente entre todos os aparelhos por meio do iCloud.

Se você ficou interessado no Cosmicast, é possível adquiri-lo na App Store por R$29,90 sem compras adicionais ou assinaturas. O aplicativo, inclusive, possui tradução para o Português do Brasil.

Promoção: concorra a uma cópia gratuita do Cosmicast

Quer ganhar uma cópia gratuita do Cosmicast para utilizá-lo em todos os seus dispositivos da Apple? O iHelp BR disponibilizará hoje (1) códigos promocionais do aplicativo durante o dia por meio do nosso perfil no Twitter (@iHelpBR).

Os códigos serão distribuídos para nossos seguidores em horários aleatórios. Para ter mais chances de conseguir resgatar um código na App Store, ative as notificações para o perfil do iHelp BR no Twitter. Ao todo são 17 códigos, sendo 9 códigos para serem resgatados na App Store do iOS e 8 códigos para a Mac App Store.

Os códigos garantem o app em todas plataformas, mas precisam ser resgatados nas lojas específicas de cada um. Portanto, se você tem um Mac, deve resgatar o respectivo código na Mac App Store e mesmo assim receberá também a versão do iOS.

Boa sorte!

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.