Nós já publicamos aqui no iHelp BR algumas histórias de pessoas que descobriram problemas sérios de saúde por meio do Apple Watch, principalmente relacionados com o recurso de eletrocardiograma (ECG). Só que, dessa vez, o destaque fica por conta da detecção de queda. Gabe Burdett compartilhou nesta semana em seu Facebook a história envolvendo seu pai e o relógio inteligente da Apple.
Gabe e seu pai Bob haviam combinado de praticar ciclismo nas montanhas de Riverside State Park, um parque localizado no Estado de Washington nos Estados Unidos. Bob, porém, não chegou ao compromisso por ter levado um tombo de bicicleta ao se dirigir ao local. De acordo com Gabe, se não fosse pelo Apple Watch, talvez seu pai estaria em estado grave neste momento.
No último domingo, enquanto aguardava meu pai para andarmos de bicicleta nas montanhas do Riverside State Park, eu recebi uma mensagem enviada pelo Apple Watch dele que me avisou sobre uma “queda detectada” com um mapa para a sua localização.
Os modelos mais novos do Apple Watch possuem sensores que reconhecem quando a pessoa sofre uma queda acidental. A partir disso, caso o usuário não confirme ao relógio que está tudo bem, o sistema liga automaticamente para o serviço de emergência local e envia uma mensagem para os contatos definidos. Assim que recebeu o alerta com o local indicado, Gabe imediatamente foi em busca de seu pai, mas teve outra surpresa.
Nós fomos direto para lá, mas ele já tinha sumido quando chegamos. Recebi outra mensagem do relógio dele avisando que a localização havia mudado com um mapa para o SHMC [um hospital da cidade].”
Por fim, Gabe descobriu que o pai sofreu o acidente de bicicleta e desmaiou logo em seguida. O Apple Watch ligou para o serviço de emergência, que rapidamente enviou uma ambulância para o local. Neste momento, Bob está bem e se encontra em recuperação do trauma. Na rede social, o filho ressaltou a importância da tecnologia presente no relógio.
Se você tem um Apple Watch, ative a detecção de queda — não é só para quando você cai de um telhado ou de uma escada. Se ele tivesse caído em algum lugar nas trilhas da High Drive ou em outra área remota, o relógio teria avisado sobre onde encontrá-lo. Tecnologia incrível, fico feliz por ele tê-la.
Por padrão, a Apple só habilita a detecção de quedas para usuários com mais de 65 anos de idade, porém qualquer um pode ativar o recurso. Basta abrir o aplicativo Watch no iPhone ou o Ajustes no próprio relógio e procurar pelo menu SOS de Emergência.
O recurso está disponível no Apple Watch Series 4 e Apple Watch Series 5. Você pode a história completa neste link (em inglês).
Com informações de 9to5Mac.