Dicas para iOS

Saiba como configurar uma senha alfanumérica no iPhone e iPad

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A cada nova geração de iPhone e iPad, os métodos de biometria ficam mais eficientes e seguros, porém a utilização de boas senhas continua sendo importante para garantir a segurança dos diversos dados armazenados nos dispositivos.

Mesmo ao configurar o Face ID ou Touch ID, é obrigatório criar um código numérico de seis dígitos para quando o celular é reiniciado ou em momentos que o sistema não reconhece a biometria do usuário. Também existe a opção de criar uma senha com apenas quatro números, porém é ainda menos seguro.

Para quem se preocupa com a privacidade dos dados, é possível definir um código alfanumérico que utiliza números e letras para compôr uma senha mais segura.

Configuração do Código Alfanumérico

Para configurar um código alfanumérico no iPhone ou iPad, siga estes passos:

  1. Abra o aplicativo Ajustes
  2. Acesse o menu Touch ID/Face ID e Código
  3. Toque na opção Alterar Código

Após digitar a senha atual do aparelho, toque em Opções de Código e selecione Código Alfanumérico Personalizado. Com isso, é possível criar um novo código com somente letras, números, caracteres especiais ou todos ao mesmo tempo. É preciso confirmar a nova senha mais uma vez antes de aplicá-la.

Lembre-se: essa senha será necessária sempre que você desligar e reiniciar o aparelho, ao ativar o modo de emergência ou quando o sistema de biometria não reconhecer o rosto ou a impressão digital do usuário. Portanto, é fundamental que o código seja memorizado ou armazenado em algum local seguro.

Após feita a configuração, é possível utilizar o código alfanumérico para desbloquear o iPhone ou iPad com mais segurança.

Veja essa e outras dicas para iOS em nossa categoria especial e também no aplicativo do iHelp BR.

Sobre o autor

Lucas tem 19 anos e é editor do iHelp BR. Durante sua adolescência começou a explorar o mundo da programação e se apaixonou pela área. É aficionado pelos produtos da Apple e desenvolve apps para iOS na plataforma Swift.