Dicas para iOSTutoriais

Como gravar a tela do iPhone e iPad sem a necessidade de aplicativos

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Essa é uma dica rápida para quem gosta e precisa gravar a tela do seu iPhone ou iPad. Apesar de não ter sido muito comentado pela Apple, o iOS 11 — liberado para todos os usuários no mês passado — permite gravar a tela do aparelho sem a necessidade de baixar qualquer aplicativo de terceiros. O recurso não vem ativado por padrão no sistema, porém é possível habilitá-lo em apenas alguns passos.

Para começar, abra o aplicativo Ajustes do iOS. Em seguida, vá até o menu Central de Controle e selecione a opção Personalizar Controles. Se você quer saber mais sobre a personalização da Central de Controle do iOS 11, confira este artigo.

Adicione a opção Gravação da Tela clicando no botão verde com “+“. Com isso, ao abrir a Central de Controle, já será possível encontrar o ícone para gravar a tela do dispositivo.

Agora, é só tocar no botão para iniciar a gravação da tela. Caso queira capturar também o áudio do microfone, pressione o botão de gravar a tela para acessar mais opções.

Há uma contagem regressiva de 3 segundos, para que você possa fechar a Central de Controle sem que isso apareça no vídeo. A barra superior do iOS fica vermelha enquanto a tela está sendo gravada.

Para encerrar uma gravação, basta tocar na barra superior ou voltar na Central de Controle.

Automaticamente, os vídeos ficam salvos no aplicativo Fotos do iOS, e podem ser editados e compartilhados.

Gostou da dica? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Veja essa e outras dicas para iOS em nossa categoria especial no site ou no aplicativo do iHelp BR.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.