DestaquesRumores

Esqueça o iPhone deste ano: Apple está preparando mudanças radicais para a geração de 2017

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A próxima geração do iPhone está cada vez mais próxima, faltando menos de um mês para o anúncio oficial, e os detalhes sobre o aparelho não param de aparecer na internet. Se você acompanhou os últimos rumores, já deve saber que o iPhone lançado neste ano não contará com mudanças significativas — ao menos por fora. Após anos seguindo uma certa lógica, a Apple quebraria seu padrão de lançamento de novos iPhones trazendo uma terceira variação do iPhone 6 ao invés de um aparelho totalmente redesenhado, mas isso por um simples motivo: a Apple está guardando todas as novidades possíveis para 2017.

iPhone 7 Conceito

Conceito do iPhone 7 criado por Martin Hajek.

Mas, afinal, por que 2017? Quem garante que este não é apenas um palpite para acalmar quem não gostou das poucas mudanças que o modelo deste ano trará? Apesar de tudo ser baseado em rumores até o momento, 2017 provavelmente será um ano muito importante para a Apple e perfeito para anunciar um iPhone completamente redesenhado, já que é no próximo ano que o iPhone terá seu aniversário de 10 anos.

Voltando alguns anos, o primeiro iPhone foi apresentado por Steve Jobs em 2007 na MacWorld e certamente provocou mudanças em todo o mercado de telefones celulares. Hoje, o iPhone já é responsável por mais da metade do lucro obtido pela Apple a cada trimestre, o que fez com que ele ocupasse o lugar de produto mais importante da empresa. Ao invés de simplesmente lançar um iPhone completamente novo neste ano, a Apple teria decidido adiar várias novidades e fazer uma “edição especial” de 10 anos, algo que provavelmente tornará o aparelho simbólico.

Steve Jobs segura o primeiro iPhone durante a MacWorld de 2007 (Foto de Paul Sakuma).

É comum ver rumores sobre os novos iPhones com até um ano de antecedência, inclusive isso aconteceu com o modelo que será lançado em breve, porém ainda no final do ano passado também surgiram algumas informações sobre o tal modelo de 2017. Se a Apple já está trabalhando em uma nova geração dois anos antes de seu lançamento, certamente grandes novidades virão — e isso corrobora os rumores de certa forma. E quais seriam estas grandes novidades?

Bem, como ainda estamos há mais de um ano do anúncio do iPhone de 2017 é difícil afirmar com certeza, porém já é possível ter uma noção com base em informações divulgadas por fontes ligadas à Apple. A ideia de um iPhone completamente redesenhado para o ano que vem ganhou força quando John Gruber do Daring Fireball, que já entrevistou até os grandes chefões da Apple, mencionou em seu Podcast algumas informações que ouviu de pessoas da Apple sobre o aparelho.

De acordo com as informações de Gruber, o iPhone de 2017 terá um visual completamente diferente de todos os iPhones lançados até hoje, isso porque a Apple está trabalhando duro para fazer de tela toda a parte frontal do aparelho, removendo bordas e botões. O leitor do Touch ID seria integrado diretamente na tela, assim como a câmera frontal, alto-falante e outros sensores. Ao olhar para o novo iPhone, a sensação deve ser de simplesmente estar olhando para uma peça de vidro — e é exatamente isso que a Apple pretende alcançar.

Uma matéria do Wall Street Journal publicada em junho deste ano revelou o desejo do chefe de design da Apple Jony Ive de criar um iPhone que se pareça com “uma única folha de vidro”. Mas, se os iPhones atualmente são feitos de alumínio, será necessário mudar o material para que este sonho dos designers se realize — e certamente devem mudar. Algumas fornecedoras de peças da Apple, incluindo a Catcher Technology e a própria Foxconn, já mencionaram que estão desenvolvendo um corpo feito totalmente de vidro para uma futura geração do iPhone. Apesar de não houver qualquer pista sobre como exatamente será este corpo de vidro, é impossível não se lembrar do iPhone 4 e 4s — apesar de terem um quadro de alumínio ao seu redor.

iPhone 4

iPhone 4 e iPhone 4s contam com parte traseira de vidro.

Outro aspecto em que a Apple está trabalhando é a tela deste suposto iPhone. Apesar da tecnologia 3D Touch, as telas do iPhone 6s e iPhone 6s Plus — e provavelmente do iPhone que será lançado neste ano — continuam as mesmas dos iPhones lançados em 2014. Para 2017, a empresa pretende adotar telas flexíveis de OLED da Samsung e Sharp que são mais finas, contam com cores mais reais e tem maior eficiência de energia. É muito provável que essas telas tenham resoluções maiores e também tamanhos maiores, em comparação com as que são utilizadas atualmente. Um rumor menciona a possibilidade do modelo Plus de 2017 contar com uma tela de 5.8 polegadas, ao invés das 5.5 polegadas do iPhone 6 Plus e 6s Plus, podendo inclusive ter as bordas curvas.

Um rumor que não é novo e inclusive foi cogitado para o iPhone deste ano é a possibilidade de carregar a bateria do iPhone sem qualquer fio. Enquanto alguns imaginavam um carregamento por indução por meio de uma base, assim como em vários celulares da concorrência, os rumores e até mesmo uma patente da Apple indicam que a empresa está trabalhando em uma forma muito mais moderna e eficiente, que funcionará à distância. A tecnologia poderia funcionar inclusive com a ajuda de futuros Macs, que transmitirão energia para o iPhone assim que o aparelho estiver próximo do computador. O próprio Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, comentou em 2012 que a Apple não adotaria carregamento sem-fio em seus dispositivos enquanto não criassem uma forma que dispensasse colocar o aparelho em uma base.

O iPhone deste ano provavelmente será lançado sem a conexão tradicional para fones de ouvido, incentivando os usuários a utilizarem fones sem-fio ou até mesmo com conexão Lightning. Com essa tecnologia, a Apple deve livrar os usuários de terem que escolher entre carregar o celular ou utilizar acessórios e, quem sabe, futuramente, remover até mesmo a conexão Lightning. Outras novidade também são esperadas para este iPhone, como um sensor tátil (Taptic Feedback) aprimorado para vibrações mais complexas e até mesmo novas formas de desbloqueio, incluindo reconhecimento facial avançado e até mesmo leitura da íris. Certamente haverá também melhorias nas câmeras e no processador do aparelho, mas ainda não há detalhes sobre estes componentes.

E como fica o iPhone desse ano? Bem, como já foi mencionado, ele deve se parecer mais com outra variação do iPhone 6 do que realmente com um iPhone novo — e pode até ser chamado de iPhone 6SE. É claro que o aparelho trará diversos aprimoramentos no desempenho, nas câmeras e até mesmo na bateria, além da possibilidade de uma tela com a tecnologia True Tone — recursos que devem atrair quem possui um iPhone mais antigo. Porém, se você tem algum iPhone mais recente (até mesmo o 6 que ainda roda bem no iOS 10) e quer novidades de verdade, a espera pela geração de 2017 deve valer a pena.

Tim Cook com iPhone 6

Tim Cook após a apresentação do iPhone 6 e Apple Watch.

A Apple deve anunciar os novos iPhones já na segunda semana do próximo mês, no dia 6 de setembro. Porém, quem quer o iPhone completamente redesenhado terá que esperar até setembro de 2017, quando a nova geração deve ser apresentada oficialmente. Até lá, restam apenas cada vez mais rumores.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.