Todo ano é a mesma coisa. Conforme setembro se aproxima, os rumores sobre a próxima geração do iPhone começam a circular com força na internet. Agora, o site russo Wylsa.com disse ter obtido nesta semana acesso aos projetos internos destes celulares que já estariam sendo fabricados para o lançamento no final do ano. Embora algumas fontes já tenham publicado informações sobre os planos da Apple para o iPhone em 2018, estes provavelmente são os primeiros detalhes dos novos aparelhos a serem vazados.
Estes esquemas costumam ser utilizados na linha de fabricação dos smartphones, e mesmo não tendo como comprovar a total veracidade das informações neste momento, tudo é muito semelhante ao que vazou no ano passado sobre o iPhone 8 e o iPhone X. O primeiro aparelho, mostrado acima, seria o novo iPhone com tela LCD de 6.1 polegadas. Embora seja maior que o atual iPhone X, este modelo não conta com tela OLED ou câmera traseira de duas lentes.
Isso porque, de acordo com outros rumores, a Apple deve substituir tanto o iPhone 8 quanto o iPhone 8 Plus por um celular nos mesmos moldes do iPhone X — isto é, com a tela quase sem bordas, sem botão início e câmera frontal TrueDepth para o reconhecimento facial. Portanto, essa versão do iPhone seria vendida como um modelo mais barato e ao mesmo tempo atualizado, provavelmente custando em torno de 700 dólares.
De acordo com o projeto vazado, o iPhone com tela LCD terá cerca de 15 centímetros de altura, 7,5 centímetros de largura e 8,3 milímetros de espessura. Para comparação, o iPhone X mede aproximadamente 14 cm x 7,1 cm x 7,7 mm. De fato, o aparelho será um pouco maior e mais espesso do que o atual.
O segundo projeto vazado é bem mais parecido com o atual iPhone X, mantendo câmera traseira com duas lentes. Porém, nas especificações, ele é bem maior. São aproximadamente 15,7 centímetros de altura, 7,7 centímetros de largura e 7,7 milímetros de espessura. Este provavelmente é o que chamamos agora de “iPhone XS Plus” ou “iPhone 11 Plus” — uma das continuações do iPhone X. Tudo indica que este modelo terá uma tela OLED de 6.5 polegadas.
Há também uma versão menor, exatamente como o atual iPhone X. Os esquemas não foram publicados justamente porque nada deve mudar neste aparelho do lado de fora. Certamente este será o “iPhone XS” ou simplesmente “iPhone 11”, seguindo com a tela OLED de 5.8 polegadas e câmera traseira com duas lentes. Em resumo, serão dois novos modelos que vão dar sequência ao iPhone X e uma nova adição mais barata para substituir os iPhone 8 e 8 Plus.
Tudo indica que a Apple está de fato apostando suas fichas no conceito do iPhone X para o futuro da sua linha de smartphones, padronizando todos os novos modelos com as características apresentadas no final do ano passado. Será interessante ver um modelo intermediário que é maior do que uma versão mais cara do iPhone, porém ao mesmo tempo não conta com todos os recursos.
Um conceito criado pelo mesmo site russo mostra como deve ser o resultado final de tudo isso, com o iPhone XS de 5.8 polegadas à esquerda, o novo iPhone intermediário de 6.1 polegadas no meio e o iPhone XS Plus de 6.5 polegadas à direita.
Em uma nota relacionada, vários sites relataram nos últimos dias que a Apple também está planejando lançar a segunda geração do iPhone SE em breve com o mesmo visual do iPhone X. Porém, até o momento, tudo parece ser mais especulação. Não houve nenhum vazamento mais concreto como este.