Apple MusicRumores

O Apple Music agora funciona na Web — ou quase isso

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O Apple Music já está no ar há quase três anos, e embora tenha até mesmo uma versão para a plataforma Android, nunca foi possível acessá-lo por um computador utilizando apenas um navegador de internet. Até então, o iTunes continua sendo necessário para utilizar o Apple Music nos Macs e PCs, mas isso pode mudar em breve. Nós descobrimos uma forma de acessar o streaming na web, ou quase isso.

Desde o início, a Apple oferece ferramentas para a implementação de um reprodutor do Apple Music para sites. Com isso, é possível colocar em publicações como esta uma música, álbum ou até mesmo playlist em uma interface mais agradável, além de contar com a prévia de alguns segundos das faixas. Nunca porém, reproduzi-las por completo, mesmo sendo assinante do serviço.

Com a ajuda do Lucas Nascimento, nós descobrimos que agora há uma opção de efetuar login neste mini reprodutor da web. E é aí que as coisas começam a ficar interessantes. Conseguimos acessar o site utilizando o ID Apple em um processo bem similar ao do iCloud.com, tudo com a identificação de uma página oficial do Apple Music.

Na última tela, a curiosa mensagem:

“Os reprodutores do Apple Music neste e em outros sites podem acessar a sua conta. Assim você pode reproduzir as músicas completas e adicioná-las em sua biblioteca.”

Em seguida, ao escolher uma música nas ferramentas de implementação web, de fato foi possível utilizar tudo como no iTunes ou aplicativo oficial do Apple Music. A música foi reproduzida na íntegra e é possível ver que seu ID Apple está sendo utilizado para isso, embora não tenha como visualizar a sua biblioteca completa como nos aplicativos ou acessar qualquer tipo de configurações.

Após efetuar o login, existem opções para adicionar a música ou até mesmo o álbum em sua biblioteca do Apple Music.

Nós testamos e conseguimos comprovar que tudo isso funciona, embora eventualmente tivemos que lidar com alguns erros desconhecidos — o que nos leva a pensar que isso é algo que não deveria estar no ar por enquanto.

Para confirmar que as funções reproduzidas não tinham nenhum vínculo com o iTunes do Mac ou afins, utilizei um Mac antigo que não possui o meu ID Apple registrado.

De certa forma, sim, agora é possível acessar o Apple Music por meio de um navegador. Mas, afinal, por que a Apple teria todo esse trabalho de implementar o serviço completo do Apple Music em um mini reprodutor para pré-visualizar as músicas? É difícil responder neste momento, até porque ainda estamos tentando confirmar quando é que essas opções apareceram publicamente, mas faço a minha aposta: uma verdadeira versão web do Apple Music está para chegar.

Vale lembrar que, no ano passado, as páginas do iTunes foram reformuladas com a marca do Apple Music e também ficaram bem parecidas com o aplicativo de fato.

Será que teremos novidades relacionadas na WWDC? Resta esperar.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.