AnálisesAppsPublieditorial

Faça uma limpeza completa em seu iPhone ou iPad com o iCareFone Cleaner

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

É normal, conforme usamos nossos aparelhos, esquecermos de apagarmos informações antigas, que ficam lá apenas ocupando a memória sem necessidade — o que acaba sendo um problema para quem tem dispositivos com pouca memória interna. É por isso que a empresa Tenorshare, da qual já falamos aqui antes, criou o iCareFone Cleaner — programa que faz uma limpeza completa em iPhones e iPads para liberar espaço no armazenamento.

O iCareFone Cleaner é bem direto em sua funcionalidade, o que o torna bem fácil de ser utilizado por qualquer pessoa. Ao abrir o programa, há uma tela que exibe algumas informações do iPhone ou iPad conectado, como versão do iOS, armazenamento total, espaço utilizado e espaço disponível — além de uma estimativa de quantos megabytes ou gigabytes o programa vai conseguir limpar no aparelho.

Para começar, basta clicar em “Start Scan“. O iCareFone Cleaner irá então fazer uma análise completa dos dados armazenados no dispositivo, que incluem arquivos dispensáveis, dados temporários, fotos, arquivos pesados e aplicativos. Este processo de análise pode levar alguns minutos para ser concluído, já que tudo depende da quantidade de informações que há na memória do aparelho.

Quando a análise for concluída, o iCareFone Cleaner exibirá o quanto cada item está ocupando no armazenamento interno do iPhone ou iPad, sendo possível então apagar cada um deles. Mais uma vez, o tempo para o programa completar a limpeza pode variar conforme a quantidade e o tamanho dos arquivos selecionados.

No caso das Fotos, Arquivos Grandes e Aplicativos, o iCareFone Cleaner exibe-os em uma lista, para que o usuário possa ver exatamente o tamanho de cada um destes itens. Assim, fotos, vídeos, documentos e aplicativos dos quais você nem se lembra que tinha na memória podem ser apagados rapidamente com apenas um clique, caso tenha certeza de que não irá precisar deles nunca mais. Se tratando de fotos, especificamente, é possível comprimir a qualidade delas para liberar espaço sem apagá-las.

Para os preocupados com questões de privacidade, a Tenorshare reforça que o iCareFone Cleaner consegue apagar as seguintes informações:

  • Dados pessoais que o usuário armazenou de alguma forma em aplicativos, arquivos temporários, histórico de navegação da internet, transferências de emails antigos e mais.
  • Encontre e apague arquivos desnecessários que estão no sistema, incluindo transferências corrompidas e temporárias, registros de erros e mais.

Além disso, o programa faz uma cópia no computador de informações que são apagadas, para o caso do usuário se arrepender posteriormente ou apagar algo que não deveria.

Com o iCareFone Cleaner, os usuários podem se livrar daquela mensagem indicando que “o armazenamento do iPhone está quase cheio“. Enquanto a Apple não implementa um melhor gerenciamento de dados temporários no próprio iOS de forma nativa, aplicativos como este certamente são muito bem-vindos, especialmente para quem ainda tem um iPhone de 8GB ou 16GB.

O iCareFone Cleaner da Tenorshare está disponível para Macs e computadores com Windows, podendo ser adquirido por 29,95 dólares. Apesar disso, há uma versão gratuita para quem quiser testar as funções do programa antes de pagar por ele. Vale lembrar que o programa é totalmente compatível com as versões mais recentes do iOS e também com os últimos dispositivos lançados pela Apple.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.