iOS

Face ID do iPhone agora reconhece rosto de máscara com o iOS 15.4

Um dos grandes problemas enfrentados por donos de iPhone durante a pandemia é a incompatibilidade do Face ID com máscaras no rosto. O sistema de reconhecimento facial do smartphone da Apple só funcionava quando o rosto estava totalmente descoberto, o que obrigou usuários a digitarem suas senhas ao sair de casa. Com o iOS 15.4, a Apple finalmente atualizou o Face ID para identificar o usuário mesmo quando estiver usando máscara.

Desbloqueio do Face ID com máscara no rosto.

O iOS 15.4 é a mais nova versão do sistema operacional do iPhone que foi disponibilizada em fase de testes na semana passada. Entre várias novidades, a atualização chega com uma mudança importante para os iPhones com Face ID: a possibilidade de desbloquear o telefone mesmo com uma máscara no rosto.

Para ativar o recurso é preciso recadastrar o rosto nas configurações do Face ID – sendo que o próprio iOS pergunta ao usuário se ele deseja utilizar o Face ID com máscaras de proteção logo após instalar a atualização. A Apple explica que o novo sistema do Face ID captura detalhes da região dos olhos para fazer a autenticação facial quando parte do rosto está coberto por uma máscara.

É importante não confundir o recurso com a opção introduzida com o iOS 14.5 no ano passado, que permite o uso de um Apple Watch emparelhado ao iPhone e autenticado no pulso do usuário para desbloquear o celular. A atualização do Face ID com o iOS 15.4 chega justamente para funcionar sem a necessidade do Apple Watch ou qualquer outro acessório. Com isso, também é possível usar o Face ID em aplicativos e Apple Pay – algo que não é possível com o desbloqueio via Apple Watch.

Desbloqueio de apps com o Face ID ao usar máscara no rosto.

Infelizmente, a novidade ficará restrita aos modelos mais novos do iPhone. Para habilitar o desbloqueio do Face ID com máscaras é preciso ter um aparelho da linha iPhone 12 ou iPhone 13. Ao menos por enquanto, o iPhone 11 e anteriores ficaram de fora e ainda dependem de um Apple Watch para o uso do Face ID com máscaras de proteção.

Vale notar que, segundo a Apple, a autenticação do Face ID é mais confiável e precisa quando configurada para reconhecer apenas o rosto completo sem máscara.

Outras novidades

Além da mudança no Face ID, o iOS 15.4 também chega com outras novidades. O gerenciador de senhas do iCloud agora permite o armazenamento de notas seguras junto às informações de login, o Controle Universal entre iPads e Macs foi finalmente habilitado e cerca de 40 novos Emoji foram adicionados ao sistema.

O iOS 15.4 está em fase de testes e segue disponível apenas para desenvolvedores e usuários registrados no Apple Beta Software Program. A atualização deve ser lançada para todos nos próximos meses.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.