O FaceTime recebeu muita atenção nas últimas semanas por conta das novidades apresentadas com o iOS 15 e macOS Monterey. A plataforma terá compartilhamento de tela e outros conteúdos, Modo Retrato em tempo real e isolamento de ruídos externos. Curiosamente, a Apple oferecerá pela primeira vez uma versão web do FaceTime compatível com Windows e Android.
Durante as demonstrações do FaceTime no evento de abertura da WWDC 2021, a Apple mostrou brevemente o serviço funcionando em dispositivos Android e computadores com Windows. Usuários de outras plataformas não precisam mais ficar de fora de um bate-papo no FaceTime, porém há algumas restrições.
O FaceTime estará disponível em praticamente qualquer lugar através de uma versão web, porém diferente de outros web apps como aqueles disponíveis no iCloud.com. A conversa ainda precisa ser iniciada através do iOS ou macOS, porém agora é possível convidar qualquer pessoa para a conversa através de um endereço público que funciona no navegador.
Em outras palavras, ainda é preciso ter um iPhone, iPad ou Mac para iniciar uma chamada do FaceTime. O que muda é que agora os usuários podem convidar seus amigos que usam outras plataformas para participarem também pela versão web do FaceTime.
Simples, mas bem feito
Ao receber um endereço público de uma chamada do FaceTime, basta acessá-lo em qualquer navegador compatível e preencher o seu nome. Não é necessário ter um ID Apple para usar o FaceTime na web. A interface é praticamente a mesma do FaceTime em um dispositivo da Apple, mas filtros e efeitos não estão disponíveis.
É possível habilitar ou desativar a câmera, colocar o microfone no mudo ou escolher os dispositivos de captura. Em meus testes, a qualidade da imagem ainda não estava muito boa, mas o recurso ainda é considerado “beta” e a própria Apple reforça isso ao acessá-lo.
Mesmo assim, ter o FaceTime disponível na web é uma ótima novidade. A plataforma da Apple não tem propagandas, dispensa assinaturas e também não coleta dados dos usuários. O FaceTime na web será lançado oficialmente no final do ano com o iOS 15 e macOS Monterey.
Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.