Mac

Apple apresenta macOS Monterey e reforça integração do Mac com iPad

Durante o evento de abertura da WWDC 2021 na segunda-feira (7), a Apple apresentou várias novidades para seus sistemas operacionais, incluindo o iOS 15, iPadOS 15 e o watchOS 8. A empresa também mostrou uma prévia de novos recursos que chegarão aos Macs com o macOS Monterey — que reforça a integração dos computadores da Apple com o iPad.

O macOS Monterey aprimora recursos já existentes no macOS Big Sur e também traz novas funcionalidades ao sistema. O Safari, navegador padrão da Apple, foi completamente redesenhado com ênfase nas abas, que agora podem ser organizadas em diferentes categorias. O navegador também dá mais destaque para as cores do site, que se unem aos menus de navegação do app.

A Apple segue trazendo mais apps de iPhone e iPad para o Mac, e neste ano foi a vez do Atalhos chegar no macOS. Com o aplicativo Atalhos, os usuários podem automatizar uma série de ações no sistema, que vão desde coisas simples como enviar uma mensagem em determinada condição ou até mais complexas, incluindo gerenciar um servidor remotamente. Todos os atalhos são sincronizados entre os dispositivos iOS e Mac através do iCloud.

Mas o destaque mesmo ficou por conta do novo recurso chamado Controle Universal, que integra ainda mais o iPad com o Mac. Ao utilizar o macOS Monterey e o iPadOS 15, é possível controlar o iPad com o teclado e mouse do Mac sem a necessidade de qualquer emparelhamento prévio. Mais que isso, o usuário pode até mesmo arrastar arquivos entre dispositivos.

O macOS Monterey vem também com outros recursos anunciados no iOS 15, como o compartilhamento de tela e mídias no FaceTime, modo Foco para as notificações, reconhecimento de texto em imagens e mais opções de acessibilidade, além de transformar o Mac em um alto-falante AirPlay e habilitar Áudio Espacial para usuários de AirPods Pro e AirPods Max.

A atualização está agora disponível em fase de testes para desenvolvedores. Demais usuários interessados em testarem o macOS Monterey antes do lançamento oficial poderão baixá-lo em julho através do Apple Beta Software Program. A versão final deve chegar no final do ano para todos os usuários.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.