Apple Watch

Apple Watch ganha novo app para cuidados da saúde mental com watchOS 8

Na apresentação de abertura da WWDC 2021, a Apple apresentou hoje novos recursos para o Apple Watch com o watchOS 8. O sistema operacional do relógio inteligente da empresa agora terá novo aplicativo para o usuário cuidar da saúde mental através de exercícios de concentração e respiração, além de outras novidades.

Nesse ano, as novidades para o watchOS foram mais conservadoras. O principal destaque ficou por conta de um novo aplicativo que oferece cuidados para a saúde mental do usuário. Na realidade, o aplicativo Respirar foi renomeado e redesenhado para incluir um novo exercício de reflexões.

Ao usar o modo de reflexões, o Apple Watch mostrará algumas mensagens como “pense em momentos que te tragam calma” para guiar o usuário em uma sessão de positividade. Ainda no assunto saúde, watchOS 8 traz um novo recurso para monitorar o ritmo de respiração ao dormir. Será possível ver a média de respirações por minuto durante o sono através do app Saúde.

A Apple também aprimorou a experiência de ver fotos no Apple Watch. Com a atualização, a um novo mostrador que utiliza as fotos em Modo Retrato e as transforma em temas para o relógio. Através do campo de profundidade dessas fotos, a imagem “conversa” com o horário na tela, que separa a pessoa do fundo.

Agora também é possível compartilhar fotos salvas no Apple Watch com os contatos do app Mensagens. O iMessage do Apple Watch, por sinal, foi atualizado com o watchOS 8 para facilitar a busca de contatos no relógio e agora suporte até mesmo GIFs.

O sistema conta ainda conta com suporte para chaves de porta no aplicativo Wallet, uma nova interface para o aplicativo Casa, monitoramento de atividades como Tai Chi e Pilates, além de um novo app para buscar itens da rede Buscar, como por exemplo o AirTag.

O watchOS 8 está agora disponível em versão de testes para desenvolvedores. Usuários registrados no Apple Beta Software Program poderão testar a nova versão do sistema a partir de julho. Já a versão final deve ser lançada para todos apenas no final do ano. A atualização é compatível com o Apple Watch Series 3 em diante.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.