A Apple anunciou em seu evento especial do dia 12 uma nova geração da Apple TV que tem como principal novidade o suporte à resolução 4K com qualidade HDR. Hoje, com o início da pré-venda do dispositivo nos Estados Unidos e em outros países, a empresa começou a disponibilizar os filmes em “ultra definição” na iTunes Store.
Se você ainda não conhece, a resolução 4K é quatro vezes maior do que o padrão Full HD mais utilizado atualmente. São 3840 × 2160 pixels contra 1920 x 1080 pixels. Você não precisa entender dos números, mas apenas que isso torna a imagem do vídeo muito mais nítida. De acordo com a Apple, os filmes em 4K vão substituir os antigos em HD. Ou seja, eles não serão mais caros e quem já comprou filmes em alta definição pode baixá-los novamente em melhor qualidade.
É claro que, por enquanto, nem todos os filmes estão disponíveis nesta resolução — dá para fazer uma lista, inclusive. Deadpool, Mulher Maravilha, Batman vs Superman, Logan e O Agente da U.N.C.L.E. são alguns exemplos de filmes que já podem ser comprados em 4K na iTunes Store. Mesmo assim, o cliente ainda pode optar por transferir o vídeo em 1080p, 720p ou SD.
Há um detalhe importante, porém, notado pelo nosso leitor Henrique Santos. Apesar de um filme estar disponível em 4K, não necessariamente ele é compatível com outras tecnologias que melhoram ainda mais a qualidade da imagem. Se o filme estiver classificado como “Dolby Vision”, ele pode ser baixado no melhor formato atualmente. Tendo o indicador “HDR”, o filme perde alguns detalhes, mas ainda em uma qualidade melhor. Se você ver apenas a marca “4K”, a única diferença fica por conta da resolução, sem a maior gama de cores que o HDR e Dolby Vision oferecem.
Vale lembrar que a nova Apple TV 4K ainda não está disponível no Brasil, porém os preços já foram confirmados: R$1.399 no modelo com 32GB de armazenamento e R$1.499 na versão de 64GB. Além da Apple TV, também é possível reproduzir os filmes em 4K HDR nos iPhones, iPads e Macs mais novos.