E parece que a temporada de rumores começou para valer. Depois das imagens baseadas em um protótipo do iPhone 11, um usuário anônimo do Twitter identificado apenas como “Mr. White” publicou imagens que seriam de um novo iPad mini. Embora a fonte seja desconhecida, o mesmo usuário já publicou várias outras fotos de supostos protótipos de produtos da Apple que parecem ser verídicos.
Em seu Twitter, ele não chegou a dizer claramente que se trata de uma nova geração do iPad mini, mas o comentário deixou isso implícito.
“iPad mini 4s. Acho que podemos chamá-lo assim”.
A ironia provavelmente se deve ao fato de que, se este for mesmo um novo iPad mini, o visual continua igual ao de todos os modelos anteriores já lançados até agora.
Nota-se que se trata de um produto nunca lançado por conta de dois aspectos visuais: a Apple nunca chegou a lançar um iPad mini com antenas de celular em forma de linhas e também por conta do novo tom de dourado mais próximo do rosé, hoje presente apenas no iPad de sexta geração, Apple Watch e alguns MacBooks.
Dessa forma, conclui-se que as imagens, se verdadeiras, são referentes a um protótipo muito recente. Em outra imagem que mostra os componentes internos, é possível notar que pouca coisa mudou — provavelmente será apenas uma atualização de processador. Nada de câmera com flash LED, novos alto-falantes ou USB-C ao invés de Lightning. Mas a entrada para fones de ouvido continua presente.
No final do ano passado, surgiram algumas especulações sobre o lançamento do iPad mini de quinta geração — o que foi uma surpresa já que muitos esperavam o fim da versão menor do tablet da Apple. A versão que é vendida atualmente foi lançada ainda em 2015 com o processador A8, o mesmo do iPhone 6.
Tudo indica que a Apple pretende trazer o iPad mini de volta para torná-lo o novo modelo de entrada, com preço em torno de US$299 (cerca de R$1.110 em conversão direta) lá fora. Uma versão atualizada do iPad convencional também é esperada para este ano com algumas mudanças visuais e possivelmente uma tela maior.
Os novos iPads de entrada (modelos “não-Pro”) costumam ser lançados sempre entre o primeiro e o segundo trimestre do ano. Se os rumores estiverem certos, o iPad mini voltará a ser em breve uma opção considerável para os consumidores que preferem o tamanho menor.