DestaquesiPhoneRumores

Imagens mostram ‘iPhone 11’ com câmera muito maior de três lentes

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Novo ano, novo iPhone. Já não é mais segredo que a Apple sempre lança uma nova geração de seu smartphone em setembro, e com os iPhones XR e XS nas lojas, chegou a vez de se especular o que virá no próximo lançamento.

O OnLeaks, que sempre trouxe informações precisas e confiáveis sobre novos produtos da Apple, divulgou hoje imagens que representam os planos da empresa para para o chamado “iPhone 11“.

Essas não são imagens oficiais, mas sim renderizações feitas com base nas informações e esquemas internos obtidos pelo OnLeaks em parceria com o site Digit. Logo de cara, nota-se a principal mudança esperada para o próximo iPhone: uma câmera muito maior.

Desde o iPhone 7 Plus, alguns modelos do smartphone da Apple foram lançados com câmera traseira de duas lentes para aprimorar o uso do zoom e capturar fotos com o fundo desfocado em Modo Retrato. No iPhone 11, porém, a câmera deve ganhar uma terceira lente.

A organização dessas lentes na parte traseira do celular é que chama a atenção. Ao invés de apenas colocá-la na vertical, de acordo com o arranjo atual, a terceira lente ficaria ao lado das outras duas, junto com flash LED e um dos microfones.

Com isso, o espaço saltado da câmera deve ficar ainda maior, em um formato quadrado. De acordo com o OnLeaks, a Apple não pretende centralizar esse novo conjunto de lentes na traseira do iPhone para não alterar a posição da marca da empresa.

O que exatamente essa terceira lente fará ainda é um mistério, mas a Bloomberg já havia mencionado o interesse da Apple nessa tecnologia para melhorar a captura de imagens em 3D — o que possibilita maior precisão nas fotos em Modo Retrato e mais usos de realidade aumentada. A adição de mais uma lente também deve melhorar o uso do foco automático.

De resto, ao menos por fora, o aparelho deve continuar similar ao que já existe hoje no iPhone XS e XS Max. O corpo continuará sendo feito todo em vidro e o entalhe (notch) na tela deve permanecer com os sensores da câmera frontal TrueDepth, que possibilita o Face ID.

É importante ressaltar, porém, que muita coisa pode mudar nos próximos meses até o lançamento final deste novo iPhone. Como o 9to5Mac ressaltou, as renderizações foram criadas com base num projeto “EVT”. Isso significa que o aparelho ainda está em sua fase inicial de desenvolvimento, quando a equipe de engenharia decide quais serão os recursos a serem adicionados.

Isso quer dizer que ainda há muitas chances do visual definitivo ser diferente, mas que a ideia de um iPhone com câmera traseira de três lentes já pode ser considerada certa. No passado, os vazamentos de EVT revelaram com antecedência algumas novidades, porém com muitas diferenças se comparado ao que foi lançado tempos depois.

Projeto inicial do iPhone X em 2017 já mostrava a câmera traseira posicionada na vertical e tela com bordas reduzidas, porém sem o recorte no topo

Os vazamentos costumam ser mais precisos na fase “DVT” (por volta de maio), que é quando o projeto passa pela equipe de design. Nessa etapa, o visual do aparelho já é definido e passa apenas por pequenas modificações até chegar na etapa final de produção (PVT) — que é quando surgem as imagens reais dos componentes.

Em maio de 2017, por exemplo, o OnLeaks publicou novas imagens do iPhone X com base no projeto “DVT”, muito similares ao produto final.

Neste momento, só dá para afirmar que já começou a temporada de rumores.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.