Ainda há alguns dias, o analista de segurança Ming-Chi Kuo divulgou que a Apple estaria trabalhando em um novo MacBook Pro completamente redesenhado, com base no MacBook com Core M. Agora, o site Cult of Mac conseguiu imagens exclusivas de uma fonte em uma fábrica da Apple que seriam do suposto novo MacBook Pro, corroborando as informações divulgadas anteriormente por Kuo.
Na imagem que mostra a parte de cima do corpo do novo MacBook Pro, já é possível notar algumas diferenças em relação ao modelo atual, por exemplo, na área maior do trackpad e no teclado. De acordo com as informações divulgadas anteriormente, o novo MacBook Pro contará uma pequena tela OLED sensível ao toque que substituirá os tradicionais botões de funções, como o brilho da tela e afins, e que coincide com a falta de espaço para teclas mecânicas acima de onde ficariam os números.
Observando as imagens da peça vista pela posição lateral, percebe-se ainda mais novidades. A nova geração do MacBook Pro será muito mais fina do que a atual, porém em troca de algo maior: a necessidade de usar vários adaptadores. Com excessão da entrada para fones de ouvido, todas outras conexões do MacBook Pro serão substituídas por quatro entradas USB-C, as mesmas utilizadas no MacBook com Core M. A Apple deve matar, de uma vez, as conexões USB tradicionais, leitor de cartão SD, HDMI e, principalmente, uma tecnologia notável: o carregador MagSafe. Vale lembrar que as conexões USB-C são capazes de transmitir energia e dados em alta velocidade, além de serem compatíveis com o novo padrão Thunderbolt 3.
Ao mesmo tempo em que algumas coisas devem ser retiradas, outras serão aprimoradas, como é o caso dos alto-falantes. Na imagem é possível notar que o modelo com tela de 13 polegadas contará saída para dois alto-falantes nas laterais do teclado, assim como o modelo de 15 polegadas, algo que deve melhorar consideravelmente a qualidade de som da máquina. Por fim, no teclado, não há mais as teclas de setas no formato pequeno utilizado atualmente na linha Pro, indicando que a Apple deve usar o mesmo teclado do MacBook com Core M de mecanismo “borboleta” nesta nova geração.
Kuo disse anteriormente que o novo MacBook Pro também contará com Touch ID, porém ainda não foi possível averiguar isso, considerando que nenhum componente vazou até agora — e o sensor deve ser embutido junto ao trackpad. A Apple também deve adotar a mais recente geração de processadores da Intel e processadores gráficos da AMD, melhorando ainda mais o desempenho e autonomia da bateria do MacBook Pro.
Apesar dos rumores, o analista acredita que a Apple só deve lançar o modelo no final do ano, o que também não impede a empresa de apresentar uma prévia da nova geração já no próximo mês, durante a WWDC, assim como fez com o novo Mac Pro em 2013.