Depois de vários rumores e meses de espera, o iOS 10 foi oficialmente anunciado pela Apple hoje durante o evento inicial da WWDC 2016. A próxima grande atualização do sistema operacional dos iPhones, iPod touch e iPads trouxe mudanças significativas no visual e em vários aplicativos nativos do sistema, incluindo o Fotos e o iMessage.
Como já era previsto, a Siri provavelmente é o destaque da atualização. Além de mais inteligente, a assistente agora pode ser integrada aos milhões de aplicativos disponíveis na App Store. Isso significa que os usuários poderão, por exemplo, enviar mensagens pelo Telegram ou chamar um Uber utilizando apenas a Siri no iOS.
Vários elementos visuais do sistema foram redesenhados, como é o caso das notificações, tela de bloqueio, central de controle e afins. Na tela de bloqueio, por exemplo, agora é possível acessar todos os widgets com apenas um deslizar de dedo para o lado. A câmera agora também pode ser acessada da mesma forma pela tela de bloqueio. Para quem possui um iPhone 6s ou iPhone 6s Plus, é possível interagir com todos estes widgets por meio do 3D Touch.
Alguns aplicativos do sistema passaram por mudanças radicais, sendo que um dos mais destacados foi o Mensagens. Os usuários do iMessage agora contam com diversas novidades, incluindo stickers, Emojis maiores, desenhos, efeitos em fotos e vídeos e muito mais. Os desenvolvedores poderão, inclusive, criar extensões de seus aplicativos para o iMessage, algo que deve expandir ainda mais as funcionalidades do serviço.
O aplicativo Músicas — e o Apple Music — foi completamente redesenhado para facilitar o uso e melhorar a experiência com o serviço de streaming de músicas. Em todo o novo visual do aplicativo, as capas dos álbuns e listas de reprodução ficam em destaque. A antiga aba “Nova” foi substituída pela nova aba “Explorar”, que mostra tudo o que há de novo no Apple Music de forma mais intuitiva.
Outro serviço da Apple que continua em constante avanço é o Apple Maps. O aplicativo Mapas do iOS 10 também foi redesenhado para que os usuários possam encontrar o que procuram de forma rápida e intuitiva. Logo ao abrir o aplicativo, há apenas a tela de navegação dos mapas e uma barra de pesquisa na parte inferior, que se expande ao ser solicitada. A janela com informações dos estabelecimentos também está de cara nova.
A atualização também trouxe um novo aplicativo da Apple: Home. Com o Home, os usuários poderão gerenciar em um único lugar todos os dispositivos conectados ao sistema HomeKit, como travas, luzes, termostatos e afins — além de novos que serão suportados como ar-condicionados. O aplicativo Home permite, inclusive, que o usuário crie perfis como “Noite”, que mudará a configuração de todos os dispositivos conectados de uma única vez.
Assim como no macOS e no tvOS 10, o aplicativo Fotos do iOS 10 também ganhou diversas melhorias. Agora, há uma nova aba “Memórias” que organiza automaticamente as fotos em eventos baseado na localização e outras informações reconhecidas pelo sistema, gerando vários álbuns e vídeos de slideshow para cada um deles. Agora também é possível desenhar e escrever em fotos, ao estilo do Snapchat.
Ainda indisponível no Brasil, o News ganhou um novo ícone e uma repaginada no visual. Para a felicidade dos provedores de conteúdo, agora também estarão disponíveis no aplicativo de notícias alguns jornais e revistas com assinaturas, além do que já está disponível gratuitamente.
Além de tudo isso, há várias outras novidades no iOS 10 como o novo teclado, que agora identifica palavras como “lua” ou “árvore” e oferece a sugestão de substituí-las por Emojis. Agora, o teclado também reconhece quando o usuário utiliza palavras de idiomas diferentes em uma mesma frase, evitando correções erradas. Há também a possibilidade de aplicativos como o Skype e WhatsApp serem integrados ao Contatos e Telefone do iOS. O Apple Pay em sites, anunciado para o Mac, também será compatível com o iOS 10.
Todas as principais novidades da nova versão já podem ser encontradas no site oficial da Apple. A primeira versão de testes do iOS 10 já está disponível para desenvolvedores e deve chegar ao público final apenas nos próximos meses. Vale ressaltar que o iPad 2, iPad 3, iPad mini 1, iPhone 4s e iPod touch de quinta geração não irão receber a atualização.