AtualizaçõesDestaquesGeralMac

OS X agora é macOS ‘Sierra’ e conta com Siri, Apple Pay e várias outras novidades

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Após meses de especulações, a Apple finalmente anunciou a nova versão do OS X macOS na WWDC 2016. O macOS Sierra trouxe diversos avanços para o sistema, tanto em tecnologias quanto em recursos para os usuários em geral, incluindo a Siri, Apple Pay em sites, novo aplicativo Fotos e várias outras novidades.

macOS-Sierra

Apesar do mesmo visual já conhecido no Yosemite, o macOS Sierra trouxe grandes novidades. O destaque certamente ficou por conta da Siri, que chegou ao Mac pela primeira vez. A assistente no Mac é capaz de realizar as mesmas tarefas básicas que já faz no iOS, como criar notas, lembretes, exibir a temperatura, tocar músicas e afins. No Mac, porém, a assistente também consegue fazer alguns truques extras, como encontrar arquivos, pastas e responder perguntas sobre o armazenamento disponível no HD. Para acionar a assistente, há um novo ícone da Siri na Dock e na barra de menus superior.

Siri macOS Sierra

O aplicativo Fotos ganhou várias novidades, porém o destaque ficou por conta da nova aba “Memórias”. O sistema identifica e separa as fotos por informações como a localização e as organiza em memórias, que podem ser visualizadas e reproduzidas em forma de slideshow. Estas novidades também foram disponibilizadas para o novo tvOS 10 e iOS 10.

macOS Sierra Photos

Algo que já era cogitado pelos rumores foi confirmado pela Apple hoje com o anúncio do macOS Sierra. O Apple Pay, sistema de pagamentos móveis da empresa, agora também poderá ser utilizados nos Macs dentro de sites por meio de um iPhone emparelhado. Nas lojas online em que o Apple Pay estiver disponível, será necessário apenas clicar e confirmar com o Touch ID no iPhone.

macOS Sierra Apple Pay

Outro recurso interessante do macOS Sierra — e também do watchOS 3 — é a possibilidade de desbloquear o Mac automaticamente utilizando um Apple Watch. Assim, quando o computador detectar que o relógio do usuário está próximo, o sistema automaticamente desbloqueará sem exigir a senha. Os usuários também poderão compartilhar o copiar e colar de textos, imagens e outros arquivos entre Macs, iPhones e iPads.

Assim como no iOS 10, a experiência do Apple Music no macOS Sierra promete ser muito melhor, isso por conta de uma nova versão do iTunes completamente redesenhada. A aba “Para Você” torna mais fácil para o usuário descobrir novas músicas, enquanto a nova aba “Explorar” permite encontrar tudo o que há de novo no Apple Music. Agora também é possível visualizar as letras de todas as músicas disponíveis no Apple Music.

iTunes macOS Sierra

Outro aplicativo do sistema que foi aprimorado no macOS Sierra é o Mensagens, lar do iMessage, agora com Emojis maiores, pré-visualização de links e alguns efeitos visuais novos. Usuários do iCloud Drive também devem notar algumas melhorias no serviço, que agora também compartilha a pasta Documentos e a Área de Trabalho entre todos os dispositivos.

iMessage macOS Sierra

Entre várias melhorias internas que o sistema recebeu, uma ficou em destaque: otimização de armazenamento. O macOS Sierra identifica arquivos antigos que o usuário não costuma mais utilizar e os envia automaticamente para o iCloud, liberando espaço no armazenamento interno do Mac. Além disso, diversos arquivos temporários são excluídos com mais frequência, assim como arquivos duplicados.

Outras novidades do macOS Sierra podem ser encontradas no site oficial da Apple. A atualização já está disponível para desenvolvedores e deve chegar ao público nos próximos meses.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.