iOS 11 traz novo tema escuro para os usuários — saiba como ativá-lo

Desde o iOS 7, com seu visual quase todo em branco, os usuários de iPhone e iPad pedem constantemente por um tema escuro no sistema. Agora, com o iOS 11, a Apple parece ter atendido a esses pedidos — ao menos em partes.

Tema escuro no iOS 11.

O tema, na verdade, se trata de um novo recurso chamado “Inversão Inteligente”. Para quem não sabe, desde o iPhone 3GS é possível inverter as cores da tela por questões de acessibilidade, porém isso mudava completamente as cores de todos os elementos, sem distinção alguma. Com a “Inversão Inteligente”, o iOS 11 faz algo similar e inverte as cores da tela, porém mantém os elementos essenciais nas cores originais, como imagens, ícones e botões.

Tema escuro no iOS 11.

Apesar do recurso ser muito interessante, ele ainda apresenta algumas falhas. Vários elementos que teoricamente deveriam ficar nas cores originais são invertidos, e aplicativos da App Store ainda não são compatíveis com a novidade. Isso porque depende dos desenvolvedores indicar nos aplicativos o que deve e o que não deve mudar de cor ao utilizar a “Inversão Inteligente”. Portanto, ainda deve levar algum tempo para que isso funcione de fato como o esperado.

Mesmo assim, a novidade não deixa de ser interessante. Para ativar a “Inversão Inteligente” em um iPhone, iPod touch ou iPad com o iOS 11, basta abrir seguir o caminho: aplicativo Ajustes > Geral > Acessibilidade > Adaptações de Tela.

Com os rumores de que o iPhone 8 contará com uma tela OLED e quase sem bordas, já até imaginamos como ficaria o sistema operacional nele com o tema escuro ativado.

Modelo do iPhone 8 criado por Anthony Boyd.

Lembrando que o iOS 11 deve ser liberado oficialmente para todos os usuários em meados de setembro deste ano.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes