Criado originalmente para funcionar com o iOS 13 em diante, a Apple surpreendeu e liberou hoje (14) o sistema de notificação de exposição à COVID-19 para modelos antigos de iPhone com o iOS 12.5. A atualização também trouxe melhorias de segurança para modelos de iPhone e iPad que não suportam o iOS 13 e o iOS 14.
No início deste ano, a Apple e a Google lançaram juntas um sistema para notificar os usuários sobre possíveis exposições ao novo coronavírus utilizando a tecnologia Bluetooth dos aparelhos celulares. A tecnologia de notificação de exposição é capaz de identificar se o usuário esteve próximo de alguém contaminado com a COVID-19, seja em um iPhone ou telefone Android.
No Brasil, o Governo Federal aderiu ao sistema criado pela Apple e Google por meio do aplicativo Coronavírus SUS. Vale lembrar mais uma vez que todo o processo é anônimo, voluntário e a localização do dispositivo não é compartilhada com outros usuários ou também com a Apple, Google e autoridades de saúde.
O iOS 12.5, especificamente, está disponível para estes aparelhos:
- iPhone 5s
- iPhone 6
- iPhone 6 Plus
- iPad Air
- iPad mini 2
- iPad mini 3
- iPod touch de sexta geração
As notificações de exposição à COVID-19, porém, só funcionam no iPhone.
Atualize agora
Para instalar o iOS 12.5 em seu dispositivo, basta seguir estes passos:
- Abra o aplicativo Ajustes no iPhone, iPod touch ou iPad
- Acesse o menu Geral
- Selecione a opção Atualização de Software
Também é possível instalar o iOS 12.5 por meio do iTunes em um Mac ou computador com Windows. A atualização só pode ser realizada se o dispositivo estiver conectado em uma rede Wi-Fi e com pelo menos 50% de bateria.
Lembre-se antes de fazer um backup completo com todas as suas informações.
Em uma nota relacionada, a antiga Apple TV de terceira geração também recebeu uma atualização hoje com o iOS 8.4.6 com melhorias no aplicativo TV. Embora já tenha sido descontinuado, esse modelo da Apple TV ainda oferece suporte ao serviço por assinatura Apple TV+.
A Apple também liberou o watchOS 6.3 para usuários que possuem um Apple Watch emparelhado a um iPhone que não está com o iOS 14 instalado.