iOSOpinião

iOS 12 se destaca e deixa iPhones e iPads antigos mais rápidos

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Faltam apenas alguns dias para o iOS 12 ser lançado oficialmente para todos os usuários. Anunciado na WWDC 2018 sem muitas novidades aparentes, a nova versão do sistema operacional que equipa os iPhones e iPads melhora a experiência de uso em vários sentidos — principalmente quando o assunto é desempenho. Os aprimoramentos são para todos, mas os que mais vão se beneficiar neste ano são os usuários de aparelhos mais antigos.

Quase todo ano é a mesma coisa. A Apple anuncia uma nova versão do iOS que deixa de lado alguns dispositivos mais antigos. Desta vez, algo muito atípico aconteceu e o iOS 12 será disponibilizado para todos os aparelhos que já suportam o iOS 11, e isso inclui o iPhone 5s, iPad mini 2 e iPad Air, de 2013.

A lista de dispositivos que podem ser atualizados com as últimas novidades chega a dar inveja nos concorrentes, e nem estamos contando com os novos iPhones e iPads que serão lançados em breve.

A Apple prometeu melhorias consideráveis na velocidade do sistema até mesmo para esses aparelhos antigos, por isso decidiram não descontinuar nenhum deles em 2018. Embora o meu celular principal seja um iPhone X, eu passei os últimos meses usando também um iPhone 5s com o iOS 12 no meu dia a dia para comprovar ou não essas afirmações.

Em números, o iPhone 5s está bem distante do meu iPhone X. Enquanto o modelo do ano passado tem o processador A11 Bionic com 6 núcleos de 2.3GHz e 3GB de memória RAM, o iPhone 5s possui o chip A7, de apenas dois núcleos, com 1.3GHz e 1GB de RAM. No iOS 11, o aparelho não esconde a dificuldade em lidar até mesmo com tarefas mais simples como navegar na internet.

Para a minha surpresa, a experiência de usar novamente o iPhone 5s com o iOS 12 foi extremamente positiva. Os engenheiros da Apple refizeram várias partes do sistema utilizando novas tecnologias que aproveitam melhor cada recurso do processador. Muitas animações voltaram a ser fluídas, os aplicativos abrem mais rápido e até mesmo o uso do teclado melhorou — que antes era bem comum acontecerem atrasos na digitação.

Para se ter uma ideia, o iPhone 5s demorava cerca de 50 segundos para ser reiniciado no iOS 11. Após a atualização, o tempo médio caiu para 40 segundos. Em minhas comparações, quase todos os aplicativos nativos do sistema abrem com no máximo 2 segundos de espera. Antes, esse tempo chegava a 5 segundos para alguns apps.

Mas é claro que, no uso cotidiano, as pessoas costumam utilizar mais aplicativos de terceiros em seus aparelhos. Concentrei meus testes em alguns que considero essenciais para a maioria dos usuários: Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger, YouTube e Uber. Em todos eles foi possível notar que a navegação interna melhorou muito, principalmente ao deslizar pela tela em listas grandes (como o feed ou uma conversa).

Com o iOS 11, o YouTube e o Uber sempre apresentavam algumas travadas em determinados momentos. Esse problema diminuiu após a atualização do iOS 12. Também refiz por várias vezes o processo de abrir os aplicativos pela primeira vez após reiniciar o celular, que é quando costuma-se demorar mais. Segue abaixo a média de tempo para cada versão do sistema:

iOS 11

  • Facebook: 7,6s
  • WhatsApp: 4,2s
  • Instagram: 6,6s
  • Messenger: 3,9s
  • Uber: 9,1s
  • YouTube: 5,3s

iOS 12

  • Facebook: 5,4s
  • WhatsApp: 3,1s
  • Instagram: 4,0s
  • Messenger: 2,3s
  • Uber: 7,4s
  • YouTube: 4,7s

A variação pode parecer pouca, mas certamente faz a diferença no final do dia ao executar esses aplicativos várias e várias vezes. Outro problema que notei ao tentar usar o iPhone 5s no iOS 11 foi com a câmera. A principal vantagem de se ter uma ótima câmera no celular é poder registrar qualquer momento com rapidez.

Só que, no iOS 11, era muito comum ter que esperar um tempo significativo até que o aplicativo da câmera fosse aberto. Ao clicar no botão para capturar a imagem, eventualmente o sistema demorava para processar a tarefa e o momento se perdia. Depois de ter atualizado o iPhone, a câmera passou a abrir em muito menos tempo (a Apple diz que ficou 70% mais rápido) e quase não vi mais problemas na hora de tirar uma foto.

O foco do artigo foi o desempenho do sistema, mas vale lembrar que o iOS 12 traz junto alguns outros recursos interessantes até mesmo para esses iPhones e iPads antigos. As notificações agora são agrupadas por aplicativo, alguns aplicativos do sistema foram redesenhados, há a possibilidade de se fazer FaceTime em grupo e as fotos são organizadas de uma forma mais inteligente.

Por fim, devo concordar com a Apple. O iOS 12 dá uma nova vida para o iPhone 5s e todos os os demais. Isso não quer dizer que seja viável comprar um desses aparelhos em 2018. Muito provavelmente eles serão descontinuados no próximo ano e existem vários aplicativos que exigem tecnologias mais modernas. Porém, se você já é dono de um iPhone ou iPad antigo, ficará feliz em saber que pode instalar a nova versão do sistema sem dores de cabeça.

O iOS 12 será disponibilizado oficialmente para todos os usuários em meados deste mês, com data a ser confirmada pela Apple na próxima quarta-feira (12).

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.