O iOS 14 foi apresentado nesta semana com diversas novidades, incluindo a tela inicial redesenhada, melhorias no iMessage e mais. Uma dessas novidades é o tradutor integrado ao sistema que também está disponível como um aplicativo separado, chamado “Traduzir“.
O aplicativo Traduzir do iOS 14 é simples de ser utilizado e não há muito o que aprender sobre ele. Ao abrir o app, o usuário precisa apenas escolher o idioma de origem que deseja traduzir e para qual língua o conteúdo será traduzido.
É possível digitar os textos a serem traduzidos ou até mesmo usar o recurso ditado para traduzir o que você diz com a sua voz. O iOS consegue, inclusive, ler a tradução com a pronúncia correta, o que é ótimo não apenas para se comunicar com outras pessoas, mas também para aprender um novo idioma.
Os usuários podem também salvar os conteúdos traduzidos para conferi-los posteriormente no histórico do app. O aplicativo Traduzir funciona em 10 idiomas diferentes, sendo eles: árabe, inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português, russo e espanhol.
Todas as traduções são processadas localmente pelo Processador Neural do iPhone, de forma que o app Tradutor funcione mesmo sem conexão com a internet. As traduções não ficaram perfeitas em meus testes com o aplicativo sendo executado offline no iPhone, mas ainda sim é incrível ver que tudo funciona sem estar conectado. Quando você está conectado à internet, o aplicativo se comunica com os servidores da Apple para processar as traduções, o que oferece resultados mais precisos.
Por algum motivo desconhecido, o aplicativo Traduzir só está disponível para iPhone e iPod touch neste momento, deixando de fora os usuários de iPad.
O iOS 14 ainda está em fase de testes e só deve ser lançado para o público no final deste ano. Interessados em testá-lo poderão se cadastrar no site beta.apple.com a partir de julho.
Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.