AtualizaçõesiOS

iOS 14 e iPadOS 14 trazem nova tela inicial personalizável para iPhone e iPad

A Apple anunciou hoje (22) durante a apresentação inicial da WWDC 2020 o iOS 14 e o iPadOS 14. As novas versões dos sistemas operacionais do iPhone, iPod touch e iPad contam com uma tela inicial redesenhada e mais opções de personalização.

iOS 14

Pela primeira vez desde 2007, a Apple permitirá que os usuários alterem o formato da tela inicial do iPhone e iPad com o iOS 14. O sistema permite que os ícones dos aplicativos sejam transformados em widgets, que são maiores e atualizados em tempo real. O ícone do aplicativo Tempo, por exemplo, pode se tornar um espaço na tela que mostra a temperatura atual.

Caso o usuário queira, o usuário pode reservar um espaço da tela para exibir widgets dinâmicos. Isso significa que o iOS 14 usará a inteligência artificial para decidir quais informações irá mostrar naquele espaço em determinado horário — como um compromisso do calendário, um lembrete ou memórias de fotos.

Também será possível visualizar todos os aplicativos instalados no sistema por meio de uma “Biblioteca de Apps”. Ali, os apps podem ser organizados em ordem alfabética ou também por sugestões da Siri. A Siri, por sinal, não ocupa mais toda a tela do aparelho, mas sim uma pequena parte para não interromper o usuário em outros apps. O mesmo acontece ao receber ligações telefônicas ou no FaceTime.

No iPhone, os usuários podem finalmente assistir a vídeos ou manter chamadas do FaceTime em vídeo ativas por cima de outros aplicativos com o recurso Picture-In-Picture — antes disponível apenas no iPad.

O iMessage foi redesenhado para facilitar a troca de mensagens entre seus contatos favoritos. É possível agora fixar contatos importantes para aparecerem sempre no topo do app Mensagens, e os usuários podem mencionar os outros dentro de conversas em grupo para que a pessoa seja notificada. Também em grupos, o usuário pode responder a uma mensagem específica da conversa.

O aplicativo Mapas da Apple agora exibe mais detalhes sobre os estabelecimentos, além de conseguir encontrar as melhores rotas para ciclistas com base na disponibilidade de ciclovias e também para carros elétricos, buscando postos de recarga. A Apple também disponibilizou uma editoria para o app Mapas, que funcionará como um Guia Turístico. Será possível encontrar curiosidades e lugares recomendados de cidades específicas.

Com o iOS 14, a Apple lançou seu próprio serviço de tradução. Será possível traduzir textos ou até mesmo áudios em tempo real com o novo aplicativo Tradutor. As traduções também estão disponíveis dentro do Safari para páginas da internet em outros idiomas. Todas as traduções são processadas localmente sem a necessidade de conexão com a internet e nenhuma informação é enviada para os servidores da Apple.

No segmento de automação residencial, o HomeKit da Apple foi atualizado com novos controles de luz, incluindo uma função que adapta a temperatura das lâmpadas no decorrer do dia para tornar os ambientes mais confortáveis aos olhos. Além disso, as câmeras de segurança conectadas ao HomeKit conseguem detectar a presença de pessoas com reconhecimento facial.

O recurso CarKey foi oficialmente apresentado com o iOS 14, embora também irá funcionar com o iOS 13. Os usuários poderão usar o iPhone como chave do carro para travar e destravar as portas ou também para ligar o automóvel. Inicialmente, a tecnologia será lançada em parceria com a BMW, mas outros carros serão compatíveis com o CarKey no futuro.

Com o “App Clips”, desenvolvedores podem oferecer partes específicas de um app para serem utilizadas mesmo sem ter o aplicativo completo instalado. Os “App Clips” podem ser acessados tanto por meio do Safari ou iMessage quanto por um QR Code especial.

O sistema ainda permite que os usuários substituam determinados aplicativos padrões do sistema, recebam alertas de bateria dos AirPods e mais, tudo isso com a promessa de ainda melhorar o desempenho dos dispositivos.

iPadOS 14

No caso do iPadOS 14, que é a versão do iOS destinada ao iPad, a Apple tornou o sistema operacional ainda mais similar ao macOS. Ele conta com os mesmos recursos do iOS 14, além de ainda mais funções avançadas.

A busca do Spotlight foi completamente redesenhada com uma visualização que aparece centralizada na tela, ao invés de ocupar a tela inteira. O sistema consegue exibir ainda mais resultados relacionados na internet e dentro de aplicativos.

A busca do Spotlight foi completamente redesenhada com uma visualização que aparece centralizada na tela, ao invés de ocupar a tela inteira. O sistema consegue exibir ainda mais resultados relacionados na internet e dentro de aplicativos.

Para os usuários que possuem a Apple Pencil, o iPadOS 14 é capaz de reconhecer textos manuscritos e transformá-los em textos reais. Será possível escrever à mão com a caneta em qualquer campo de texto, sendo que o iPad entenderá o que foi escrito. Ao circular uma palavra com a caneta ela será selecionada, e ao rabiscar uma palavra ela será apagada.

Vários aplicativos como o Fotos e o Música ganharam uma nova coluna lateral que disponibiliza acesso rápido para diversas funções, assim como no Mac. A Apple também reforçou a segurança e a privacidade do sistema, que deixará claro exatamente quais recursos e dados cada aplicativo instalado pode acessar.

Disponibilidade

O iOS 14 e o iPadOS 14 só devem ser liberados ao público no final deste ano. Por enquanto, a Apple ofereceu apenas uma prévia do sistema para desenvolvedores. Interessados em testá-los poderão se cadastrar no site beta.apple.com a partir de julho.

Tanto o iOS 14 quanto o iPadOS 14 são compatíveis com os mesmos dispositivos que já funcionam com o iOS 13, partindo do iPhone 6s, iPod touch de sétima geração e iPad Air 2.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.