iOS

iOS 14 permite desativar acesso à localização precisa em apps

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Entre várias novidades do iOS 14 e iPadOS 14, a Apple destacou diversas melhorias no quesito de privacidade durante a WWDC 2020. Uma dessas mudanças é a nova opção “Localização Precisa” que, como o nome sugere, impede que os aplicativos saibam a localização exata do usuário.

A opção vem ativada por padrão nos aplicativos que possuem acesso à localização do usuário, mas é possível desativá-la para cada app individualmente nos ajustes de privacidade do sistema. Quando desativada, o aplicativo em questão não saberá mais qual o seu endereço real, já que o iOS escolhe um lugar aleatório na cidade para apontar como a localização atual.

Isso é útil para aplicativos que exigem a localização por algum motivo mas não dependem de precisão, como por exemplo um app de previsão do tempo — ele não precisa saber o endereço da sua casa para mostrar a temperatura atual em sua cidade. Dessa forma, você evita que esses aplicativos consigam te rastrear.

O iOS 14 ainda está em fase de testes e só deve ser lançado para o público no final deste ano. Interessados em testá-lo poderão se cadastrar no site beta.apple.com a partir de julho.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.