A Apple lançou nesta semana a segunda versão de testes do iOS 14, que trouxe algumas mudanças pequenas para o sistema operacional anunciado no mês passado. O que a empresa não disse é que essa atualização também prepara o aplicativo Wallet para aceitar QR Code em pagamentos com o Apple Pay.
Foram encontradas referências nos códigos internos do iOS 14 que revelam um novo método de pagamentos com o Apple Pay por meio de QR Code ou até mesmo códigos de barra tradicionais. Uma imagem oficial demonstra como o recurso deve funcionar.
Os detalhes são incertos, já que se trata de um recurso que ainda não está habilitado. Muito provavelmente os usuários vão poder apontar a câmera do iPhone para um QR Code ou código de barras para efetuar pagamentos de contas e afins. O inverso também deve ser possível, com um código gerado na tela do iPhone para ser escaneado no caixa.
No Brasil, vários aplicativos de carteira digital utilizam o QR Code como método de pagamento, como por exemplo o PicPay e o Mercado Pago.
A Apple não mencionou esse recurso em nenhum momento durante a WWDC 2020, então não há como saber quando ele estará disponível para os usuários. É importante notar que essa opção, mesmo escondida, não existia na primeira versão de testes do iOS 14.
O iOS 14 ainda está em fase de testes e só deve ser lançado para o público no final deste ano. Interessados em testá-lo poderão se cadastrar no site beta.apple.com a partir deste mês.
Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.