iOSRumores

Novo recurso do iOS 14 deve permitir que usuários testem apps sem instalá-los

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple está trabalhando em uma nova forma de oferecer partes específicas de aplicativos de terceiros no sistema sem a necessidade de tê-los instalados, segundo descobertas feitas com uma versão preliminar do iOS 14. Esse recurso deve permitir que os usuários possam experimentar alguns recursos de um aplicativo ao fazer algo simples como escanear um QR Code.

Atualmente, se você abre um link ou escaneia um QR Code de um app que você não possui em seu iPhone ou iPad, ele será aberto no Safari ou na App Store. Mas isso pode mudar em breve com uma nova tecnologia que a Apple chama internamente de “Clips”, encontrada nos códigos do iOS 14.

Ao analisar a nova API (como são chamadas as interfaces de programação de um sistema), foi possível concluir que os desenvolvedores vão poder oferecer conteúdo interativo e dinâmico para seus apps, mesmo para quem não possui eles instalados no dispositivo. Ao menos por enquanto, a API do Clips está diretamente relacionada ao leitor de QR Code, de forma que o usuário escaneará um código vinculado a um aplicativo e então poderá interagir com ele em uma janela que aparecerá na tela.

Vamos supor que você tenha um QR Code com um link para um vídeo do YouTube, porém seu iPhone não possui o app oficial instalado. Com o iOS 14 e este novo recurso, ao escanear o código, o vídeo será reproduzido em uma janela com o reprodutor do aplicativo do YouTube ao invés da versão site móvel.

Os desenvolvedores, é claro, vão ter que adaptar seus aplicativos para indicar quais partes devem ser baixadas pelo iOS para ler aquele conteúdo rapidamente. A janela em questão exibirá opções para baixar a versão completa do aplicativo na App Store e para abrir o conteúdo no app, caso já esteja instalado.

O Android possui um recurso similar que é chamado de “Slices” (pedaços, em português). No caso, o sistema exibe partes interativas de aplicativos nos resultados de busca do Google e também no Google Assistente. É possível imaginar algo similar no iOS 14 com a API do Clips sendo integrada ao Spotlight, embora os códigos do iOS 14 mencionem apenas o uso do recurso com QR Code por enquanto.

Ainda com base nos códigos do iOS 14 é possível confirmar que a Apple tem feito testes dessa nova função com aplicativos como OpenTable, Yelp e YouTube. Provavelmente alguns deles serão usados como exemplo na WWDC deste ano, durante o anúncio oficial do iOS 14.


Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.