iOSRumores

iOS 14 deve incluir tradutor no Safari e suporte para Apple Pencil em sites

Falta apenas algumas semanas para a Apple apresentar o iOS 14 oficialmente, e ainda sim os detalhes sobre a próxima versão do sistema operacional do iPhone e iPad continuam sendo reveladas antecipadamente. Com base em uma versão interna do iOS 14 obtida pelo 9to5Mac, foi possível descobrir que a Apple está trabalhando para incluir um tradutor embutido no Safari, além de suporte completo para a Apple Pencil em sites.

Já é possível traduzir palavras e frases com a Siri, mas a Apple pretende expandir esse recurso por todo o sistema em breve. Os códigos do iOS 14 revelaram que o Safari contará com um tradutor embutido que permite traduzir páginas da internet sem qualquer aplicativo ou serviço de terceiros.

A função de tradução provavelmente estará disponível como uma opção individual para cada site, mas os usuários também poderão utilizar a tradução automática. O Safari irá identificar o idioma para traduzir o conteúdo corretamente. Há também a possibilidade de alternar entre o conteúdo original e traduzido sem ter que recarregar a página.

Adicionar essa possibilidade ao Safari, porém, será apenas o começo. A Apple também deve utilizar esse recurso em outros aplicativos, como por exemplo a App Store. Nesse caso, o iOS será capaz de traduzir as descrições e avaliações dos aplicativos, caso tenham sido escritos em outra língua.

Além disso, todas as traduções serão processadas localmente pelo Processador Neural do dispositivo. Isso significa que, provavelmente, o recurso de tradução funcionará mesmo sem conexão como a internet, além de não enviar dados para a Apple. Até mesmo as traduções da Siri já existentes devem utilizar o Processador Neural no futuro, o que será um grande avanço já que isso tornaria possível pedir traduções para a Siri mesmo se estiver desconectado.

Outra novidade encontrada nos códigos revela que o iPadOS 14 pode incluir suporte completo para a Apple Pencil em sites. Atualmente, só é possível utilizar o acessório para tocar em links e rolar a página, mas em breve os usuários também podem ter a opção de desenhar e fazer anotações dentro dos sites, como se fossem aplicativos de verdade.

O iOS 14 será apresentado oficialmente na WWDC 2020, marcada para começar no dia 22 de junho. Também são esperadas novas versões do macOS, watchOS e tvOS.


Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.