Após terem sido anunciados na WWDC 2021 em junho, a Apple confirmou durante o evento especial desta terça-feira (14) que o iOS 15, iPadOS 15, tvOS 15 e watchOS 8 serão oficialmente lançados para todos os usuários no dia 20 de setembro.
Ao contrário do iOS 14, o iOS 15 traz apenas melhorias pontuais em alguns aplicativos do sistema. O FaceTime ganhou links públicos que podem ser compartilhados com usuários de Android e Windows, enquanto o iMessage tem um novo sistema que identifica links de músicas, filmes e outros conteúdos compartilhou em seu devido app.
A Apple redesenhou as notificações do iOS e adicionou o novo Modo Foco, que permite escolher quais notificações são exibidas em determinados horários ou localizações. O sistema também ganhou detecção de textos na câmera e o aplicativo Tempo foi redesenhado com novas informações.
Já o watchOS 8 vem com novos mostradores para o Apple Watch, atalhos para compartilhar fotos salvas no relógio, rastreio de AirTag, Modo Foco e otimização do modo de Tela Sempre Ativa. Há também o tvOS 15, atualização do sistema operacional da Apple TV que traz melhor suporte ao HomePod mini, detecção de mídia compartilhada no iMessage e conexão inteligente com AirPods.
Disponibilidade
Tanto o iOS 15 quanto o tvOS 15 e o watchOS 8 serão lançados para todos os usuários na segunda-feira, 20 de setembro. Desenvolvedores e usuários registrados no Apple Beta Software Program já podem baixar a versão Release Candidate (RC), potencialmente a mesma que será lançada na semana que vem para todos os usuários.
O macOS Monterey ainda continua em beta e será lançado em outra data a ser anunciada.