Notícias

iPad mini ganha modelo redesenhado e iPad de entrada é atualizado com chip A13

Durante o evento especial desta terça-feira (14), a Apple apresentou dois novos modelos de iPad. O iPad mini, agora em sua sexta geração, ganhou um novo visual mais parecido com o de seus irmãos mais caros. Já o iPad de entrada, agora na nona versão, continua como antes por fora — mas traz avanços internos.

iPad mini 6

O iPad mini de sexta geração ou apenas iPad mini 6 certamente foi um dos destaques do evento de hoje. Lançado em sua versão original em 2012, o iPad mini até então continuava com o design tradicional do iPad, que inclui as bordas grandes e botão Início na frente. Neste ano, a Apple redesenhou o iPad mini de acordo com o design do iPad Air e iPad Pro mais recentes.

A tela, que antes era de 7.9 polegadas, agora passou a ter 8.3 polegadas e tem bordas simétricas. A resolução do painel LCD “Liquid Retina” é de 2266 x 1488 pixels, sendo 326 pixels por polegada. Há suporte para ampla gama de cores (DCI-P3), True Tone para ajustar os tons das cores de acordo com a luz ambiente e brilho de até 500 nits.

Sem o botão Início, o iPad mini 6 é totalmente controlado por gestos e a autenticação do usuário é feita através do Touch ID embutido no botão lateral do dispositivo, assim como no iPad Air. Não há Face ID e câmera TrueDepth no iPad menor. O novo iPad mini tem apenas 6,3 milímetros de espessura e pesa cerca de 293 gramas na versão Wi-Fi.

Por dentro, o iPad mini 6 é equipado com o novíssimo chip A15 Bionic, o mesmo do iPhone 13. Com quatro núcleos para garantir a eficiência energética e dois núcleos de potência máxima, o novo iPad mini é até 40% mais rápido se comparado ao modelo anterior, que tinha o chip A12 Bionic do iPhone XS e do iPad Air 3.

Tanto a câmera traseira e a frontal ganharam novos sensores de 12 megapixels capazes de gravar vídeos em 4K. Pela primeira vez em um iPad mini, a câmera frontal conta com o recurso Palco Central, que centraliza o usuário dentro da imagem automaticamente durante uma chamada de vídeo.

Entre outras novidades do iPad mini 6 há o suporte para a Apple Pencil de segunda geração, compatibilidade com redes 5G, alto-falantes estéreo e conexão Wi-Fi 6 802.11ax de alta velocidade, além de entrada USB-C ao invés de Lightning. O produto está disponível nas cores cinza-espacial, rosa, roxo e estelar — e é oferecido nas capacidades de 64GB e 256GB.

iPad 9

Não foi só o iPad mini que ganhou novidades. Embora continue com o mesmo design de antes, o iPad de entrada foi atualizado para a sua nona geração. A principal novidade, neste caso, é a adição do chip A13 Bionic — o mesmo que equipa os modelos da linha iPhone 11.

Com o chip A13 Bionic, o iPad 9 chega a ter desempenho 20% melhor em relação ao chip A12 do iPad de oitava geração. Isso, é claro, não apenas deixa o dispositivo mais rápido como também garante que o iPad 9 receba atualizações por mais tempo.

A tela continua com o painel LCD de 10.2 polegadas, porém agora suporta o recurso True Tone — que ajusta os tons das cores de acordo com a luz do ambiente. Até então, o True Tone era exclusivo do iPad Air e iPad Pro, porém agora está disponível em toda linha de iPad. Infelizmente, a tela deste modelo continua não sendo laminada, o que a torna um pouco mais reflexiva.

A Apple afirma que, graças ao chip A13, as fotos e vídeos capturados com o iPad de nona geração apresentam melhor qualidade. Ao mesmo tempo, a empresa substituiu a câmera frontal desse modelo por uma lente ampla de 12 megapixels com o recurso Palco Central, assim como no iPad mini 6.

Como o design é o mesmo da geração passada, o iPad 9 continua com Touch ID no botão Início e as bordas de sempre. Os acessórios compatíveis também são os mesmos de antes: Smart Keyboard e Apple Pencil de primeira geração.

O iPad 9 é oferecido nas cores cinza espacial e prata, e está disponível em opções com 64GB e 256GB de armazenamento. Na versão com conectividade celular, há suporte apenas para redes 4G.

Preços e disponibilidade

Nos Estados Unidos, a pré-venda dos novos iPads já começou nesta terça-feira e o lançamento oficial está marcado para a próxima sexta-feira, 24 de setembro. Embora ainda não tenha data de lançamento no Brasil, a Apple já confirmou os preços por aqui.

O iPad 9 chegará ao Brasil pelo mesmo preço de seu antecessor: a partir de R$3.999 na versão Wi-Fi com 64GB de armazenamento (vale notar que o modelo anterior tinha apenas 32GB). Já os preços do novo iPad mini de sexta geração começam em R$6.199, também na versão Wi-Fi com 64GB.

Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.