Não dá para negar que boa parte do sucesso que o iPhone e o iPad tem até hoje veio da App Store, a loja virtual de aplicativos lançada em 2008 com o iPhone 3G. O sucesso foi tanto que a Apple tentou adotar um modelo similar no Mac, porém não funcionou tão bem. O macOS nunca mais recebeu muita atenção, seja por parte da empresa ou dos desenvolvedores. Mas, de acordo com a Bloomberg, isso deve mudar em breve, pois parece que a Apple está trabalhando em unificar os aplicativos das duas plataformas.
Conhecido internamente como “Marzipan“, o projeto é um dos grandes planos da Apple para os próximos anos. Fontes da Bloomberg, sempre muito confiáveis, afirmam que a empresa está trabalhando para unificar os aplicativos do iOS e macOS. Dessa forma, os desenvolvedores poderiam criar um único aplicativo capaz de rodar no iPhone, iPad e Mac — sem terem que recriá-lo todo para o outro sistema.
A novidade estaria sendo preparada para chegar ao público no final de 2018 com os novos iOS 12 e macOS 10.14, o que torna provável o anúncio para os desenvolvedores na próxima WWDC, em junho. Mais detalhes sobre a função, porém, ainda são desconhecidos. A Apple pode, por exemplo, trazer os tais “aplicativos universais” apenas para novos Macs com processador ARM, que é o caso do iMac Pro. Isso, é claro, só deve ser esclarecido nos próximos meses.
Não se sabe também como a Apple pretende organizar estes aplicativos. A App Store do iOS e macOS continuaria separada? E com isso, continuaria existindo a distinção entre os sistemas operacionais? Se tudo der certo, esta não apenas é uma grande oportunidade para o Mac ganhar novos aplicativos, mas também para o iPad crescer ainda mais como substituto do computador, rodando os principais aplicativos do macOS.
A Apple, é claro, se negou a comentar o assunto por enquanto.