iOS e macOS podem ter aplicativos universais já em 2018

Não dá para negar que boa parte do sucesso que o iPhone e o iPad tem até hoje veio da App Store, a loja virtual de aplicativos lançada em 2008 com o iPhone 3G. O sucesso foi tanto que a Apple tentou adotar um modelo similar no Mac, porém não funcionou tão bem. O macOS nunca mais recebeu muita atenção, seja por parte da empresa ou dos desenvolvedores. Mas, de acordo com a Bloomberg, isso deve mudar em breve, pois parece que a Apple está trabalhando em unificar os aplicativos das duas plataformas.

Conhecido internamente como “Marzipan“, o projeto é um dos grandes planos da Apple para os próximos anos. Fontes da Bloomberg, sempre muito confiáveis, afirmam que a empresa está trabalhando para unificar os aplicativos do iOS e macOS. Dessa forma, os desenvolvedores poderiam criar um único aplicativo capaz de rodar no iPhone, iPad e Mac — sem terem que recriá-lo todo para o outro sistema.

A novidade estaria sendo preparada para chegar ao público no final de 2018 com os novos iOS 12 e macOS 10.14, o que torna provável o anúncio para os desenvolvedores na próxima WWDC, em junho. Mais detalhes sobre a função, porém, ainda são desconhecidos. A Apple pode, por exemplo, trazer os tais “aplicativos universais” apenas para novos Macs com processador ARM, que é o caso do iMac Pro. Isso, é claro, só deve ser esclarecido nos próximos meses.

Não se sabe também como a Apple pretende organizar estes aplicativos. A App Store do iOS e macOS continuaria separada? E com isso, continuaria existindo a distinção entre os sistemas operacionais? Se tudo der certo, esta não apenas é uma grande oportunidade para o Mac ganhar novos aplicativos, mas também para o iPad crescer ainda mais como substituto do computador, rodando os principais aplicativos do macOS.

A Apple, é claro, se negou a comentar o assunto por enquanto.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes
  • Chatty Brazil

    Eu tenho um iPad Air e comprei um MacBook Air achando que poderia substituir meu iPad. Me ferrei! O App Store do OS X é tão vazio e inútil quanto o Windows Phone.
    Não deu outra… Tive que usar o Bootcamp para instalar o Windows 10 Pro que é tão rico quanto o iOS para celulares e tablets são. Foi um tiro no pé que eu dei. Podendo ter comprado um iPad Pro de 12.9”.
    O Windows 10 Pro salvou meu MacBook.