A Apple nesta terça-feira (18) apresentou uma nova geração do iPad de entrada, também chamado de iPad de 10ª geração. O iPad mais barato da empresa agora conta com o mesmo design do iPad Pro e iPad Air, tela maior com bordas reduzidas, chip A14 Bionic, câmeras aprimoradas, conector USB-C e mais.
Novidades do iPad de 10ª geração
Em 2018, a Apple apresentou uma nova linguagem de design para o iPad Pro, que posteriormente chegou ao iPad Air e iPad mini. No entanto, o iPad de entrada continuava com o design clássico do iPad com botão Início. Com a 10ª geração, o iPad de entrada está mais parecido com os modelos mais caros do tablet da Apple.
Junto com o novo design, a Apple colocou também uma tela Liquid Retina LCD de 10.9 polegadas no iPad de 10ª geração. Agora sem botão Início, as bordas ficaram mais finas e o Touch ID foi movido para o botão lateral do aparelho. O iPad 10 também ficou mais colorido, agora disponível em prata, azul, amarelo e rosa.
Por dentro, o iPad de 10ª geração é equipado com o chip A14 Bionic – o mesmo do iPad Air 4 e do iPhone 12. Comparado ao modelo de geração anterior, que conta com o chip A13, o novo iPad é cerca de 20% mais rápido. A Apple destaca também a eficiência energética do novo chip, que permite a execução de tarefas mais pesadas sem prejudicar a duração da bateria,
A câmera traseira do novo iPad ganhou um sensor com resolução de 12 megapixels capaz de gravar vídeos em 4K, enquanto a câmera frontal com o recurso Palco Central agora é posicionada na horizontal para tornar videochamadas mais naturais. Além disso, o iPad 10 conta também com alto-falantes estéreo pela primeira vez.
Outra grande novidade é o conector USB-C pela primeira vez no iPad de entrada. Com isso, os usuários do iPad de 10ª geração podem conectá-lo a uma variedade de periféricos como HD externo, microfones e monitores. A chegada do USB-C ao iPad 10 também marca o fim do conector Lightning nos tablets da Apple.
Acessórios e disponibilidade
A Apple também lançou um novo teclado chamado Magic Keyboard Folio feito exclusivamente para o iPad de 10ª geração. Ao contrário do Magic Keyboard do iPad Air e Pro, a nova versão conta com teclas de função e mais opções de ajuste de ângulo. Vale notar, porém, que esse iPad não é compatível com o Apple Pencil de segunda geração e funciona apenas com o Apple Pencil original.
No Brasil, os preços do iPad de 10ª geração começam em R$5.299 na versão Wi-Fi com 64GB de armazenamento. Há ainda versões com conectividade 5G e 256GB de armazenamento. A Apple não diz quando os novos iPads serão lançados por aqui. Mais informações estão disponíveis no site da Apple.
Leia também: Nova Apple TV 4K é anunciada com chip A15 Bionic e suporte a HDR10+