DestaquesGeraliPad

iPad Air 2 é mais fino e recebe grande salto em relação ao modelo anterior

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, apresentou durante o evento especial da empresa o iPad Air 2, a nova geração do tablet que é mais fina e poderosa do que a geração anterior.

iPad Air 2

 

Para mostrar o quão fino é o novo iPad Air 2, Tim Cook lembrou da comparação que fez com um lápis no ano passado ao lançar o iPad Air. Logo depois, exibiu um vídeo mostrando que a nova geração era mais fina do que um lápis.

O iPad Air 2 tem 6,1 milímetros de espessura, sendo 18% mais fino do que a geração anterior. Tal redução foi possível graças a nova tela laminada, que remove o espaço entre o sensor do toque e do LCD, tecnologia já utilizada no iPhone e também nos Macs com tela Retina. Para se ter uma noção de como o novo iPad é fino, quando comparado ao primeiro iPad lançado, são precisos dois iPads Air 2 para alcançar a espessura do iPad 1, e ainda sim falta!

iPad Air 2 x iPad 1

A tela do novo iPad, apesar de manter a resolução Retina do modelo anterior, recebeu ótimas melhorias. Além de ter cores mais vivas, a tela agora também é anti-reflexos, permitindo uma melhor visualização em ambientes com maior luminosidade.

O destaque do iPad Air 2 ficou por conta do novo processador A8X, uma variação do chip utilizado no iPhone 6. Diferente do chip que está presente nos novos iPhones, o A8X conta pela primeira vez com três núcleos de 1.5GHz e 2GB de memória RAM, melhorias que garantem o dobro de desempenho do iPad anterior e até mesmo do iPhone 6, colocando o tablet mais uma vez entre os mais rápidos do mercado.

Os gráficos também tiveram melhorias significativas para aproveitar completamente a nova tecnologia Metal, sendo quase 3 vezes mais rápidos quando comparados ao iPad anterior. Apesar das grandes mudanças, a Apple conseguiu mais uma vez manter as 10 horas clássicas de duração da bateria.

iPad Air 2 2

A câmera da nova geração do iPad também recebeu um grande salto, indo de 5 para 8 megapixels, com lentes mais avançadas. Além de imagens mais nítidas, a nova câmera conta com uma melhor estabilização de imagem, modo contínuo de fotos, vídeos em Time Lapse e câmera lenta, se aproximando mais das câmeras dos últimos iPhones lançados. Para os fãs de selfies, a Apple também atualizou a câmera frontal FaceTime HD, agora com um sensor mais moderno, capaz de captar muito mais luz, garantindo melhores fotos principalmente em ambientes escuros.

O leitor de impressões digitais Touch ID, introduzido pela Apple no iPhone 5s, finalmente chegou ao iPad. Além de permitir que o usuário desbloqueie o tablet utilizando a digital, é uma peça fundamental para o funcionamento do serviço de pagamentos Apple Pay. Com o Apple Pay, será possível efetuar compras dentro dos aplicativos apenas usando a digital, sem precisar registrar informações pessoais a cada compra.

iPad Air 2 Touch ID

As conexões sem fio do iPad Air 2 também receberam melhorias significativas. O Wi-Fi teve sua velocidade quase triplicada, alcançando taxas de transferência de até 866 Mbps, contra 300 Mbps do iPad Air anterior. Agora, além da tecnologia MIMO de múltiplas conexões, o Wi-Fi do novo iPad é 802.11ac, tornando o sinal muito mais forte.

E as melhorias não ficaram restritas ao Wi-Fi, pois a conexão com a rede celular para a transferência de dados móveis também foi aprimorada, agora com suporte a 20 bandas de 4G LTE e alcançando velocidades de até 150 Mbps, sendo 50% mais rápida do que a conexão no iPad anterior.

iPad Air 2 Wi-Fi

Nos Estados Unidos, o iPad Air 2 está disponível na Apple Store por preços a partir de $499. Desta vez, a Apple removeu a versão de 32GB do iPad, deixando 16GB, 64GB e 128GB, agora também com um modelo na cor dourado. No Brasil, a Apple reduziu os preços do iPad Air de geração anterior em sua loja oficial, porém ainda não há data prevista para o lançamento do iPad Air 2 aqui.

 

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.