DestaquesGeraliPadRumores

iPad Pro rodará aplicativos completos lado a lado e será vendido apenas em modelos com grande capacidade

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O tão aguardado iPad Pro com tela de 12 polegadas parece finalmente estar próximo de ser lançado, com os rumores apontando para a apresentação do novo dispositivo no dia 9 de setembro. Além da tela bem maior, a nova variação do iPad contará com várias melhorias internas e também externas, com foco nos usuários profissionais. O 9to5Mac obteve mais algumas informações sobre o produto, incluindo uma visualização aprimorada de dois aplicativos lado a lado e também os modelos disponíveis.

iPad Multitasking iOS 9

O destaque do novo iPad Pro será a tela notavelmente maior. Enquanto o iPad mini tem uma tela de 7.9 polegadas e o iPad Air tem 9.7″, a tela do iPad Pro terá algo em torno de 12.9 polegadas, sendo maior até que o novo MacBook. Com a tela maior, o iPad Pro terá alguns elementos do iOS adaptados para aproveitarem melhor o espaço, como por exemplo a nova divisão de dois aplicativos simultâneos. O recurso, apresentado no iOS 9, permite usar dois aplicativos no padrão do iPhone lado a lado ao mesmo tempo, porém na tela maior do iPad Pro os aplicativos devem rodar em tamanho real.

Internamente, o iPad Pro já deve chegar com um processador A9X, com uma velocidade muito maior que a do atual A8X — utilizado no iPad Air 2 — e até mesmo do futuro A9, que deve equipar os novos iPhones 6s e 6s Plus. Na parte de fora, quatro alto-falantes com som estéreo e uma porta de conexão Lightning estarão nas bordas do novo iPad.

Considerando o público alvo do produto, o iPad Pro só deve ser lançado em modelos com maiores capacidades de armazenamento, mais precisamente 64GB e 128GB, sem um modelo inferior. Assim como nos demais iPads, a Apple venderá versões com apenas Wi-Fi e também Wi-Fi + 4G. De acordo com informações, o modelo mais caro do iPad Pro (Wi-Fi + 4G de 128GB) custará 1.299 dólares — o mesmo que o novo MacBook — então é de se imaginar que o modelo de entrada não chegue por menos de $999.

Ao contrário do iPhone 6s, que deve ganhar um novo modelo na cor ouro rosa, a primeira geração do iPad Pro estará disponível apenas nas tradicionais cores: dourado, prata e cinza espacial. Acessórios especiais para o novo iPad também estarão disponíveis para venda separadamente, incluindo uma caneta stylus com tecnologia Force Touch e uma nova capa protetora com teclado embutido.

Apesar da Apple já anunciar o iPad Pro provavelmente no evento do dia 9, o novo dispositivo estaria com alguns atrasos na produção e só chegará às lojas oficialmente em outubro ou até mesmo novembro. Além dele, o iPad mini também deve ganhar uma atualização com os mesmos componentes do atual iPad Air 2.

O evento especial da Apple acontecerá no dia 9 de setembro, com a apresentação às 14 horas no horário de Brasília. Como de costume, o iHelp BR realizará a cobertura completa do evento no dia.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.