iPhoneNotícias

iPhone 5 agora é “vintage” e tem suporte técnico limitado

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O iPhone 5, de 2012, certamente entrou para a história entre os consumidores da Apple. Este foi o primeiro iPhone com tela Retina de 4 polegadas e conector Lightning, além de ter apresentado o design que inspirou vários outros produtos da Apple — como o iPhone SE. Hoje, a empresa atualizou sua lista de produtos descontinuados e categorizou o iPhone 5 como “vintage“. Dessa forma, o celular passa a ter suporte técnico limitado a partir de agora.

A Apple já não disponibilizava atualizações do sistema operacional para o iPhone 5 desde o final de 2017, quando lançou o iOS 11 para o público. O aparelho foi lançado com o iOS 6 e foi atualizado durante 5 anos, até o iOS 10. Mesmo assim, ainda era possível obter suporte técnico para o smartphone. Isso muda com a nova classificação do dispositivo.

De acordo com a regra da Apple, um produto é considerado “vintage” após cinco anos sem ser fabricado. Como o iPhone 5 deixou de ser vendido já em 2013, após ser substituído pelo iPhone 5c, ele se enquadra na categoria em questão. Normalmente, quando isso acontece, a Apple deixa de oferecer assistência técnica para o aparelho ao redor do mundo, limitando-se a efetuar trocas em alguns países que exigem isso por lei.

Ao completar sete anos após a fabricação ser encerrada, os dispositivos da Apple são considerados obsoletos e perdem completamente o suporte técnico, independente da situação ou país. Nesse estágio, a empresa já não conta mais com unidades de troca. Casos específicos, como o recall do primeiro iPod nano seis anos depois de ter sido lançado, são solucionados com substituição por um modelo mais novo.

Neste ano, porém, a Apple decidiu iniciar um programa piloto para extender a vida útil de seus dispositivos. Junto com alguns Macs antigos, o iPhone 5 poderá ter algumas peças defeituosas substituídas em centros autorizados de reparo, desde que haja disponibilidade — algo que não é garantido justamente por ainda ser um programa em fase de testes. Os produtos que participam da novidade são:

  • iPhone 5
  • MacBook Air de 2012
  • iMac de 2011 (apenas nos Estados Unidos e Turquia neste momento)

Os donos destes aparelhos podem entrar em contato com o Suporte da Apple em caso de dúvidas.

Com informações de 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.