Como já era esperado, a Apple anunciou durante o evento especial de hoje os novos iPhone 6s e iPhone 6s, mantendo o visual da geração anterior porém com vários aprimoramentos internos significativos. Entre as novidades dos novos iPhones, estão a tela 3D Touch, chip A9, conexões mais rápidas e um salto considerável na qualidade das câmeras.
A principal novidade do iPhone 6s é a nova tela com a tecnologia “3D Touch”, uma variação do Force Touch existente no Apple Watch, porém muito mais sensível e preciso. Um toque forte em determinado elemento do sistema pode resultar em várias ações diferentes, como por exemplo nos ícones da tela inicial, que mostram um menu com atalhos ao serem pressionados.
Um toque forte em um link por exemplo mostrará uma pré-visualização da página em questão, sem precisar sair daquele aplicativo, assim como em uma mensagem ou email recebido. Tocar forte em um contato mostrará opções para ligações e mensagem, ou também um toque forte na lateral do dispositivo para abrir a troca de aplicativos, sem a necessidade de utilizar o botão Início. O 3D Touch também permitirá selecionar textos mais facilmente, além de reconhecer a intensidade do toque em desenhos para mudar a forma e o tom da cor.
Aproveitando a nova tela 3D Touch, a Apple lançou uma espécie de fundos animados exclusivos para o iPhone 6s. Normalmente, estes fundos ficam estáticos, porém com um toque forte eles reproduzem uma animação. O sensor de feedback tátil — presente no Apple Watch e no trackpad dos novos MacBooks — também foi colocado no iPhone 6s.
Por dentro, o iPhone 6s está muito mais rápido que a geração anterior. O novo processador A9, a terceira geração dos chips com arquitetura 64 bits da Apple, promete ter até 70% a mais de desempenho que o processador do iPhone 6, além de gráficos 90% melhores. Com isso, o iPhone 6s fica muito mais rápido que os modelos anteriores e também permite que os jogos apresentem gráficos muito aprimorados.
O coprocessador de movimentos do iPhone 6s também foi atualizado, agora na versão M9, aprimorando os recursos de saúde já existentes nas versões anteriores — como o pedômetro — e trazendo novos. O M9 é capaz de utilizar vários sensores do iPhone, como a bússola e o acelerômetro, para monitorar diversas atividades físicas realizadas pelo usuário e exibir o ritmo de movimentação.
Porém o que mais deve agradar os consumidores no iPhone 6s são as novas câmeras. Desde 2011, com o iPhone 4s, a Apple utiliza lentes com resolução de 8 Megapixels e que grava vídeos em 1080p, aprimorando os sensores a cada nova geração, mas a empresa decidiu dar o próximo grande passo com os novos iPhones. A câmera traseira iSight do iPhone 6s agora tem resolução de 12 Megapixels com um processamento de imagem aprimorado, além de uma melhor estabilização, o que fará com que as imagens capturadas sejam mais nítidas e tenham mais definição.
Indo além de fotos melhores, o iPhone 6s também consegue gravar vídeos em uma definição muito maior. Pela primeira vez, a Apple trouxe a resolução 4K para os vídeos capturados no iPhone 6s, que são 8 milhões de pixels reproduzidos em 30 quadros por segundo. Isso traz não apenas vídeos em uma resolução muito maior, mas também permite que os usuários utilizem o zoom sem qualquer distorção. De acordo com a Apple, a nova câmera também consegue capturar melhores imagens em ambientes escuros.
A câmera frontal FaceTime HD também teve um salto significativo, indo de apenas pouco mais de 1 Megapixel para 5 Megapixels. Além disso, um novo chip controlador conectado com a nova tela 3D Touch permitiu a criação de um flash frontal, chamado de “Retina Flash” que, em ambientes escuros, fará a tela piscará em brilho máximo com 3 vezes mais intensidade que o normal. As famosas selfies tiradas com o iPhone 6s ficarão com muito mais definição e brilho.
A Apple também apresentou um novo recurso chamado de “Live Photos”, que captura automaticamente momentos antes e depois da foto tirada, permitindo que a foto seja reproduzida ao estilo de um vídeo, precisando apenas de um toque forte. As Live Photos contam inclusive com som e podem ser utilizadas como fundos animados na tela de bloqueio.
O conjunto de antenas do iPhone 6s foi redesenhado e agora suporta 23 bandas diferentes de 4G LTE com velocidades de até 300Mbps, junto com um Wi-Fi com suporte a velocidades de até 866Mbps e Bluetooth mais rápido. Outro sensor que ficou mais rápido no iPhone 6s é o Touch ID — o leitor de impressões digitais — que agora reconhece o dedo 2 vezes mais rápido que o sensor do iPhone 6.
Por fim, como as imagens já mostram, o iPhone 6s está disponível na nova cor Ouro Rosa, assim como o Apple Watch. Os modelos do iPhone 6s ainda mantiveram as mesmas capacidades anteriores de 16GB, 64GB e 128GB, ambos pelo mesmo preço que era o iPhone 6 até então. A pré-venda começará nesta sexta em alguns países, chegando nas lojas no dia 25 de setembro. Não há previsão de vendas no Brasil.
Para mais informações, visita a página oficial da Apple sobre o iPhone 6s.