Apple TVDestaquesGeral

Nova geração da Apple TV conta com Remote touch, sistema redesenhado, Siri e aplicativos

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Foram anos de espera, mas finalmente a Apple apresentou no evento especial de hoje uma nova geração da Apple TV completamente renovada, desde o sistema operacional com menus e visual diferentes até ao novo Remote com superfície sensível ao toque, além da App Store e a Siri pela primeira vez no dispositivo.

Apple TV 2015 Remote

Por fora, a Apple TV continua com o mesmo visual de sempre, apenas com o tamanho e espessura um pouco maiores, porém conta com componentes internos completamente novos, começando pelo novo processador A8. O novo chip, que é muito mais rápido que o utilizado na geração anterior, agora utiliza a arquitetura de 64 bits e conta com 2GB de memória RAM, tudo pensado para rodar o sistema e os aplicativos com total fluidez.

Falando no sistema, ele foi completamente redesenhado e agora conta com um visual mais parecido com o iOS e OS X atualmente. A interface quase toda preta foi substituída por ícones e fundos coloridos, elementos transparentes e com efeito desfoque. Todos os aplicativos nativos da nova Apple TV também ganharam um novo visual.

Apple TV 2015 2

Um dos principais recursos do novo sistema operacional da Apple TV — o tvOS — é a Siri. A assistente virtual do iPhone, iPod touch e iPad finalmente chegou na TV, permitindo que os usuários abram aplicativos, vejam a temperatura, resultado de jogos e muito mais apenas com a voz. É possível, por exemplo, pedir para a Siri mostrar todos os filmes feitos por um determinado ator ou para reproduzir um episódio específico de uma série.

Siri Apple TV 2015

Porém, a principal forma de navegação da Apple TV ainda é o controle remoto, e o Remote ganhou uma nova versão maior com 6 botões físicos e uma superfície sensível ao toque para permitir uma melhor exploração nos aplicativos, listas e afins por meio de diversos gestos. Além disso, o novo Remote tem sensores de movimento que podem ser utilizados por exemplo para controlar um carro em um jogo. O controle também tem uma bateria recarregável por meio de uma conexão Lightning.

Apple TV 2015 Remote

Todas essas mudanças foram feitas pensadas nos milhares de aplicativos que a Apple TV deve ganhar a partir de agora, com um kit de desenvolvimento para desenvolvedores e uma App Store. Sim, os desenvolvedores poderão, pela primeira vez, criarem aplicativos e jogos completos para a nova Apple TV.

Apple TV App Store 2015

Jogos de nome como Rayman, Crossy Road, Guitar Hero e Asphalt 8 farão parte do catálogo da App Store na nova Apple TV, além de aplicativos como Gilt e Airbnb. No caso de jogos, será possível utilizar tanto o novo Remote como também controles de terceiros, além de conectar vários controles na mesma Apple TV para jogos em multiplayer. Graças ao processador A8, os jogos rodam com gráficos incríveis baseados na API Metal.

Outros recursos já existentes no iOS, como o Apple Music, também estarão presentes na nova versão do tvOS. Infelizmente, a nova Apple TV não conta com suporte à resolução 4K, porém trouxe uma nova conexão HDMI 1.4. A conexão Bluetooth 4.0 e uma porta USB-C para restauração do sistema também estão inclusos na nova geração.

A nova Apple TV estará disponível em duas versões, sendo uma com 32GB de armazenamento e outra com 64GB de armazenamento, custando $149 e $199 respectivamente. Ainda não há uma data definida para início das vendas, porém a Apple disse que chegará em mais de 100 países ainda este ano. Mais informações podem ser encontradas na página oficial da Apple.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.