DestaquesGeraliPad

iPad Pro é o novo tablet da Apple com tela de 12.9 polegadas e caneta especial

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Depois de vários rumores, a Apple finalmente apresentou o seu novo modelo maior do iPad. O iPad Pro foi anunciado hoje durante o evento especial realizado pela empresa, trazendo uma tela notavelmente maior de 12.9 polegadas e a Apple Pencil — uma caneta especial com tecnologia Force Touch.

iPad Pro

O destaque do novo iPad Pro com certeza fica com a nova tela Retina de 12.9 polegadas — maior que o novo MacBook — com resolução de 2732 x 2048, sendo 264 pixels por polegada. A nova tela abre caminho para um mercado completamente novo de aplicativos e recursos mais profissionais, incluindo editores de vídeo, foto, vetores e até mesmo a suíte completa do Office adaptada. A tela é tão grande que, no modo horizontal, é possível rodar dois aplicativos lado a lado no tamanho real do iPad Air 2. Nas laterais, o iPad Pro conta com quatro alto-falantes estéreo, que garantem uma experiência completamente nova de som no dispositivo.

iPad Pro

Com o novo processador A9X, o iPad Pro é de longe o dispositivo mais rápido já criado pela Apple. O novo chip consegue ser duas vezes mais rápido que o A8X do iPad Air 2 e, de acordo com a Apple, é mais rápido até mesmo que 80% dos notebooks comuns. Seguindo a tradição dos anteriores, o chip A9X conta com a terceira geração da arquitetura 64 bits dos processadores móveis, o que garante mais desempenho na hora de trabalhar com aplicativos pesados e gráficos melhores para jogos. É possível, inclusive, editar e renderizar vídeos em 4K com o iPad Pro.

iPad Pro iMovie

Além de tudo isso, a Apple promete que o iPad Pro consegue ler e gravar os arquivos na memória com muito mais velocidade do que qualquer um dos modelos anteriores, isso graças a um novo chip controlador de armazenamento pensado para trabalhar com arquivos mais pesados, como vídeos e imagens em grandes resoluções.

O sistema de antenas do iPad Pro também foi aprimorado, agora suportando conexões Wi-Fi com tecnologia MIMO de até 866Mbps e LTE 4G de até 150Mbps. Apesar de tantas melhorias e uma tela bem maior, a Apple promete entregar as mesmas 10 horas de duração da bateria no iPad Pro.

O iPad Pro também ganhou novos acessórios, incluindo um que chamou muito a atenção: a Apple Pencil. Pela primeira vez, a Apple lançou uma caneta especial para o iPad Pro que permite não só controlar os elementos da tela, como também fazer desenhos e anotações nos aplicativos compatíveis.

Notes iPad Pro

 

A Apple Pencil é precisa, sensível e conta com uma tecnologia similar ao Force Touch que reconhece a pressão aplicada na caneta para fazer traços mais finos ou mais grossos em um desenho, por exemplo. Diversos aplicativos nativos do sistema já estão prontos para funcionarem com a Apple Pencil, como o novo Notas e Mail do iOS 9, além de alguns aplicativos de terceiros como a suíte da Adobe. A caneta reconhece até mesmo para qual lado você está inclinando, gerando representações quase reais de sombras e afins.

Apple Pencil

Na outra ponta da caneta há um conector Lightning que permite recarregar a bateria interna da Pencil apenas conectando ela no próprio iPad. De acordo com informações divulgadas pela Apple, a caneta consegue funcionar por até 12 horas em uma única carga, sendo que cada 15 segundos de carga garantem 30 minutos de autonomia.

Além da caneta, a Apple apresentou também o Smart Keyboard — uma capa protetora com teclado embutido. A capa é feito com um tecido especial moldado a laser para formar as teclas, que são compostas internamente por um sensor de aço inoxidável. Além de teclas macias e precisas, o Smart Keyboard também é resistente à líquidos, evitando que acidentes estraguem a capa e o teclado.

iPad Pro Smart Keyboard

O teclado se conecta no iPad por meio de uma nova conexão magnética chamada de Smart Connector, dispensando emparelhamento e cabos. Confira abaixo os vídeos divulgados pela Apple do novo iPad Pro.

O iPad Pro estará disponível em versões de 32GB, 64GB e 128GB com o preço inicial de 799 dólares. Os modelos com Wi-Fi + 4G também serão vendidos, como nos demais iPads. A Apple disse que o iPad Pro começará a ser vendido em alguns países em novembro, sem qualquer previsão para chegar ao Brasil.

Mais informações sobre o iPad Pro podem ser encontradas na página oficial da Apple.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.