iPhone

iPhone 7 sobrevive ao oceano, café quente e até mesmo a banho de refrigerante em testes

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Já é comum todo ano, quando a Apple lança uma nova geração do iPhone, aparecerem diversos vídeos na internet testando a resistência dos produtos de várias maneiras diferentes e estranhas — e obviamente não foi diferente com o iPhone 7. Vários testes já disponíveis no YouTube mostram que os novos iPhones aguentam muita coisa, incluindo uma queda no oceano, mergulho em café quente e até mesmo a um banho de refrigerante.

iphone-7-agua

Foto: iMore

Pela primeira vez, a Apple lançou um iPhone que é oficialmente resistente à água, com selo IP67 de resistência a até 30 minutos em 1 metro de profundidade. Em um teste realizado pelo canal Infohut, o iPhone 7 Plus foi mergulhado em um copo com água, depois com refrigerante e, por fim, outro com café quente. No final do teste, o aparelho continuou funcionando normalmente e nenhum líquido entrou na parte interna.

Já em outro teste realizado pelo canal So Bad So Good, o iPhone 7 foi atingido várias vezes por água salgada e também mergulhado no oceano por 20 segundos em 1 metro de profundidade. Assim como no vídeo anterior, nada aconteceu com o aparelho.

Mas, provavelmente, o teste mais curioso até agora seja o da iFixit — aquela empresa que sempre desmonta os aparelhos da Apple para descobrir o que há de novo por dentro. Em uma transmissão ao vivo do YouTube, eles mergulharam um iPhone 7 em um aquário para calcular quanto tempo o aparelho irá resistir até que algum problema aconteça e ele deixe de funcionar. Até o momento em que esta publicação foi escrita, o aparelho continuava funcionando após 4 horas no aquário.

Deixando um pouco a água de lado, o canal JerryRigEverything fez outro tipo de resistência com o iPhone 7, desta vez envolvendo riscos. A tela e até mesmo a traseira de alumínio se mostraram resistentes aos riscos mais leves que podem acontecer no uso diário do aparelho. Há duas coisas, porém, que chamam a atenção neste teste: mesmo após entrar em contato com fogo, a tela do aparelho continuou funcionando normalmente e a mancha preta desapareceu após alguns segundos. O aparelho também se saiu bem na tentativa de entortá-lo, resistindo até mais do que o iPhone 6s — já que há uma proteção maior por conta da resistência à água.

A qualidade da construção dos novos iPhones e a resistência certamente vão agradar aos consumidores. É importante lembrar, porém, que estes testes são de situações extremas e não é recomendado que se faça qualquer uma dessas coisas com o aparelho. A própria Apple já avisa que não irá cobrir casos em que o aparelho deixar de funcionar por conta de mergulho na água, então é bom ficar atento.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.