iPhone 8, 8 Plus ou X: quais as diferenças? Confira o nosso comparativo

Neste ano, a Apple fez algo um tanto incomum: a empresa lançou três novos iPhones “top-de-linha“, os já conhecidos iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X. Isso acabou confundindo várias pessoas, que muitas vezes não entendem qual a diferença entre esses modelos. Por isso, estaremos explicando neste artigo as principais características de cada um deles, junto com uma tabela comparativa ao final de cada tópico.

Desempenho

Uma das primeiras coisas que os consumidores costumam procurar ao planejar a troca do smartphone é o desempenho que o aparelho oferece. Com três novos iPhones, é normal pensar que algum deles deve “ficar para trás” nesse quesito — mas felizmente isso não acontece. Independente de qual você escolher, terá a mesma velocidade. Isso porque tanto o iPhone 8, 8 Plus e X contam com o novo processador A11 Bionic da Apple.

O chip de 64 bits tem seis núcleos, sendo dois deles de alta performance e os outros quatro econômicos. O A11 Bionic também conta com processador gráfico de três núcleos, coprocessador de movimentos M11, coprocessador de inteligência artificial e um coprocessador de imagens.

A única diferença entre o chip dos aparelhos é que o A11 Bionic do iPhone 8 possui 2GB de memória RAM, enquanto o iPhone 8 Plus e iPhone X tem 3GB RAM. Isso se deve ao fato destes dois últimos modelos precisarem de mais recursos por conta da tela de maior resolução e até mesmo para lidar com os efeitos extras na câmera. Portanto, na prática, o resultado dos três é praticamente o mesmo.

Desempenho
Característica iPhone 8 iPhone 8 Plus iPhone X
Processador A11 Bionic A11 Bionic A11 Bionic
Memória RAM 2GB 3GB 3GB

Tela

As telas utilizadas no iPhone 8 e iPhone 8 Plus são praticamente as mesmas que a Apple adicionou nas gerações anteriores, com apenas algumas melhorias. Com 4.7 polegadas, a tela LCD do iPhone 8 exibe imagens na resolução 1334×750, sendo 326 pixels por polegada. Já a tela do iPhone 8 Plus, também LCD, utiliza a resolução 1920×1080 (Full HD), sendo 401 pixels por polegada.

A tela do iPhone X, porém, é completamente diferente. A Apple utilizou a tecnologia OLED, que possibilita a iluminação individual de cada pixel. Assim, por exemplo, aplicativos com o fundo preto consomem menos energia do que um com o fundo todo branco. As cores são mais reais e os tons de preto são bem mais escuros e menos acinzentados. São 5.8 polegadas com resolução 2436×1125 (acima de 2K), sendo 458 pixels por polegada e exibição em HDR.

iPhone 8, iPhone X e iPhone 8 Plus. Imagem: Apple

Outro detalhe importante está nas bordas. Apesar do iPhone X ter 5.8 polegadas de tela, o tamanho físico do aparelho é quase o mesmo do iPhone 8, já que ele quase não possui bordas. No quesito aproveitamento de espaço e qualidade de tela, o iPhone X sai na frente.

Todos os aparelhos têm em comum nas telas a tecnologia True Tone, que adapta a temperatura das cores exibidas de acordo com a luz do ambiente, o 3D Touch (sensível à pressão do toque) e a exibição em alta gama de cores (P3).

Tela
Característica iPhone 8 iPhone 8 Plus iPhone X
Tamanho 4.7 polegadas 5.5 polegadas 5.8 polegadas
Resolução 1334×750 1920×1080 2436×1125
PPI 326 ppi 401 ppi 458 ppi
Tecnologia LCD LCD OLED
3D Touch Sim Sim Sim
True Tone Sim Sim Sim
HDR Não Não Sim
Cores P3 Sim Sim Sim

Câmeras

Outro aspecto muito importante em celular desse nível é a qualidade das câmeras, e nisso nenhum dos novos iPhones desaponta. O iPhone 8 conta apenas com uma lente traseira grande-angular de 12 Megapixels e abertura focal de ƒ/1.8, além do zoom digital de 5x. A lente também conta com estabilização óptica.

Já no iPhone 8 Plus, o usuário encontrará duas lentes na câmera traseira, sendo uma exatamente igual a utilizada no iPhone 8 (grande-angular) e a outra teleobjetiva, com abertura focal de ƒ/2.8 estabilizada digitalmente. O conjunto de duas lentes permite que o iPhone capture imagens com o Modo Retrato, que desfoca o fundo imitando câmeras profissionais. Também é possível utilizar zoom óptico de 2x (sem diminuir a resolução da imagem) e zoom digital de até 10x.

A câmera traseira do iPhone X é mais próxima do iPhone 8 Plus, porém com alguns aprimoramentos. A lente grande-angular é a mesma presente no iPhone 8 e 8 Plus, porém a teleobjetiva do iPhone X possui abertura focal de ƒ/2.4 e estabilização óptica. Com isso, é possível utilizar os recursos da segunda lente do iPhone X mesmo em locais com baixa iluminação — algo que os demais iPhones com duas lentes não permitem.

Foto com efeito “Modo Retrato Iluminado” do iPhone 8 Plus e X. Imagem: Apple

Já na câmera frontal, os três são ainda mais parecidos. Todos capturam imagens de 7 Megapixels e vídeos em 1080p com Flash Retina frontal. Porém, como o iPhone X possui duas câmeras frontais (utilizadas para o reconhecimento facial), ele também permite a utilização do Modo Retrato nas selfies.

O iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X são capazes de gravar vídeos em 4K a 60 quadros por segundo ou 1080p a 240 quadros por segundo e contam com um Flash LED traseiro sincronizado com quatro tons diferentes.

Câmera Traseira
Característica iPhone 8 iPhone 8 Plus iPhone X
Fotos 12 Megapixels 12 Megapixels 12 Megapixels
Vídeos 4K 60fps/1080p 240fps 4K 60fps/1080p 240fps 4K 60fps/1080p 240fps
Duas Lentes Não Sim Sim
Abertura Principal ƒ/1.8 ƒ/1.8 ƒ/1.8
Abertura da Segunda Lente Não Possui ƒ/2.8 ƒ/2.4
Estabilização (lente principal) Óptica Óptica Óptica
Estabilização (segunda lente) Não Possui Digital Óptica
Modo Retrato com Iluminação Não Sim Sim
Zoom Digital Óptico Óptico
Flash LED de Quatro Tons Sim Sim Sim
 

Câmera Frontal
Característica iPhone 8 iPhone 8 Plus iPhone X
Fotos 7 Megapixels 7 Megapixels 7 Megapixels
Vídeos 1080p 30fps 1080p 30fps 1080p 30fps
Sensor de Profundidade Não Não Sim
Abertura ƒ/2.2 ƒ/2.2 ƒ/2.2
Modo Retrato com Iluminação Não Não Sim
Flash Retina Sim Sim Sim

Navegação e Desbloqueio

O iPhone 8 e o iPhone 8 Plus seguem o mesmo estilo de todos os demais iPhones já lançados. Portanto, se você já conhece o iPhone, provavelmente não terá que aprender nada de diferente caso escolha um destes modelos. O iPhone X, por outro lado, traz uma experiência completamente nova.

Não existe mais o botão Início no iPhone X. As ações de fechar ou trocar de aplicativos são todas feitas por gestos na tela. O botão lateral, antes utilizado para ligar e desligar o aparelho, agora serve para iniciar uma conversa com a Siri. Mas a principal mudança, com a saída do botão Início, foi a remoção do leitor biométrico Touch ID.

O iPhone X conta com o Face ID, que utiliza a tecnologia de reconhecimento facial para desbloquear o aparelho e realizar compras no sistema. Além disso, a mesma tecnologia é utilizada para outras funções do iPhone X, como por exemplo os Animojis — emojis animados que se movimentam conforme o seu rosto.

Navegação e Desbloqueio
Característica iPhone 8 iPhone 8 Plus iPhone X
Botão Início Sim Sim Não
Navegação por Gestos Não Não Sim
Autenticação Touch ID Touch ID Face ID
Ligar Tela ao Levantar Sim Sim Sim
Ligar Tela ao Tocar Não Não Sim
Botão Lateral Desligar iPhone Desligar iPhone Falar com Siri
Animoji Não Não Sim

Bateria

Este é um assunto que costuma sempre preocupar os usuários de smartphones em geral. A Apple não costuma comentar muito sobre os detalhes técnicos da bateria do iPhone, e destaca apenas que os novos aparelhos consomem menos energia do que a geração anterior. De acordo com a empresa, o iPhone 8 e o iPhone 8 Plus conseguem ficar fora da tomada por praticamente o mesmo tempo que os anteriores 7 e 7 Plus. Já o iPhone X, a Apple diz que a bateria dura até 2 horas a mais do que no iPhone 7 (o modelo menor, e não o Plus, vale ressaltar).

Todos os novos iPhones deste ano suportam carregamento rápido (requer a compra de um cabo e adaptador USB-C de 29W) e sem-fio (por meio do padrão aberto Qi). Confira a tabela com a estimativa da duração da bataria dos dispositivos na prática.

Bateria
Característica iPhone 8 iPhone 8 Plus iPhone X
Tempo em Ligação 14 horas 21 horas 21 horas
Tempo em Navegação 12 horas 13 horas 12 horas
Tempo em Vídeo 13 horas 14 horas 13 horas
Tempo em Áudio 40 horas 60 horas 60 horas
Capacidade Total 1821mAh 2691mAh 2715mAh
Carregamento Rápido Sim Sim Sim
Carregamento Sem Fio Sim Sim Sim
Perceba que, apesar da capacidade total da bateria do iPhone X ser a maior entre os três, a bateria do iPhone 8 Plus é a melhor na prática. Isso porque o sistema de reconhecimento facial do iPhone X funciona constantemente, o que acaba consumindo muito mais energia no dia a dia do que nos demais aparelhos.

Corpo do Aparelho

Como já foi falado aqui anteriormente, o iPhone 8 e o iPhone 8 Plus seguem praticamente o mesmo estilo visual do iPhone 6, de 2014. Neste ano, porém, a Apple fez algumas alterações mais notáveis. Ao invés de alumínio, o corpo do iPhone 8 é feito em vidro, mantendo apenas as laterais em alumínio fosco. Os aparelhos são dos mesmos tamanhos que os anteriores, mas com um pouco mais de espessura.

A mudança mais considerável aconteceu com o iPhone X. O corpo do celular também é de vidro, mas com as laterais em aço inoxidável — que dá um aspecto brilhante ao aparelho num todo. Ele quase não tem bordas, então o tamanho físico é bem similar ao do iPhone 8 menor. Apesar disso, a tela é praticamente a mesma de um iPhone Plus. Por outro lado, o iPhone X ficou bem mais pesado e grosso, até mesmo se comparado ao antigo iPhone 5.

Design
Característica iPhone 8 iPhone 8 Plus iPhone X
Altura 138.4 mm 158.4 mm 143.6 mm
Largura 67.3 mm 78.1 mm 70.9 mm
Espessura 7.3 mm 7.5 mm 7.7 mm
Peso 148 gramas 202 gramas 174 gramas
Bordas Reduzidas Não Não Sim
Cores Prata/Dourado/Cinza Espacial Prata/Dourado/Cinza Espacial Prata/Cinza Espacial
Material do Corpo Vidro Vidro Vidro
Material das Laterais Alumínio Alumínio Aço Inoxidável

Outras Tecnologias

Tanto o iPhone 8, iPhone 8 Plus e o iPhone X contam com Wi-Fi 802.11ac com MIMO, Bluetooth 5.0, 4G LTE Advanced, VoLTE (chamadas por 4G) e NFC habilitado para leitura.

Outras Tecnologias
Característica iPhone 8 iPhone 8 Plus iPhone X
Wi-Fi 802.11ac MIMO 802.11ac MIMO 802.11ac MIMO
Bluetooth Versão 5.0 Versão 5.0 Versão 5.0
4G LTE Advanced LTE Advanced LTE Advanced
VoLTE Sim Sim Sim

Preços

Se você ainda não conseguiu se decidir sobre qual iPhone escolher, a tabela de preços pode ajudar. Afinal, a diferença de valores entre os aparelhos é grande, especialmente no Brasil. Confira os preços oficiais dos novos iPhones por aqui, retirados do site oficial da Apple.

Preços
Característica iPhone 8 iPhone 8 Plus iPhone X
64GB R$3.999 R$4.599 R$6.999
256GB R$4.799 R$5.399 R$7.799

Qual é o melhor?

A resposta para essa pergunta é sempre relativa. Não é preciso dizer que o destaque do ano fica para o iPhone X, por mudar consideravelmente a forma como se utiliza o aparelho, além de seu visual completamente redesenhado. Apesar disso, o aparelho é bem mais caro, e há outros aspectos que devem ser considerados.

Se você quer ter um aparelho recente sem gastar muito, o iPhone 8 pode ser uma ótima opção. Ele oferece o mesmo desempenho dos demais aparelhos e quase todas outras novidades. Quem não está afim de lidar com um grande aprendizado na sua próxima troca de celular também deve preferir o iPhone 8 ao invés do X.

Se você quer um aparelho para assistir suas séries da Netflix e com a melhor bateria possível, o iPhone 8 Plus pode ser a escolha ideal. Apesar de ser maior em polegadas, a proporção da tela do iPhone X foge do padrão 16:9, então alguns vídeos podem parecer até menores nele durante a reprodução.

E claro, se você está disposto a pagar por uma experiência nova com o iPhone, não vai se arrepender ao comprar o iPhone X. A tela OLED com navegação em gestos e as tecnologias de reconhecimento facial o tornam diferente de qualquer outro iPhone já lançado.

Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário aqui!

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes
  • gnc03

    ainda não entendi, o fato do iPhone 8 ter suporte à HDR e Dolby Vision, mas não ter tela HDR, wft!

    • Isso fica um pouco confuso mesmo. Mas de acordo com a própria Apple, eles só quiseram dizer que um vídeo feito em HDR pode ser reproduzido normalmente pelo iPhone 8, embora ele não vá exibir as cores na qualidade correta.

      • gnc03

        Ai que fica mais confuso ainda hahah, pois no iPhone 8 Plus quando eu reproduzo um filme no Netflix com HDR ou dolby vision da pra ver as cores um pouco mais “vivas” quando comparado a um iPhone 7 Plus no mesmo titulo, porem em um video comum seja no youtube ou do netflix mesmo mas sem HDR coloca um lado a lado e é a mesma coisa 🤔 muito estranho hahaha, acho o HDR só é ativado quando um conteudo exige ele, no iPhone X talvez ele esteje ativo o tempo todo.