DestaquesiPhone

iPhone 8, 8 Plus ou X: quais as diferenças? Confira o nosso comparativo

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Neste ano, a Apple fez algo um tanto incomum: a empresa lançou três novos iPhones “top-de-linha“, os já conhecidos iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X. Isso acabou confundindo várias pessoas, que muitas vezes não entendem qual a diferença entre esses modelos. Por isso, estaremos explicando neste artigo as principais características de cada um deles, junto com uma tabela comparativa ao final de cada tópico.

Desempenho

Uma das primeiras coisas que os consumidores costumam procurar ao planejar a troca do smartphone é o desempenho que o aparelho oferece. Com três novos iPhones, é normal pensar que algum deles deve “ficar para trás” nesse quesito — mas felizmente isso não acontece. Independente de qual você escolher, terá a mesma velocidade. Isso porque tanto o iPhone 8, 8 Plus e X contam com o novo processador A11 Bionic da Apple.

O chip de 64 bits tem seis núcleos, sendo dois deles de alta performance e os outros quatro econômicos. O A11 Bionic também conta com processador gráfico de três núcleos, coprocessador de movimentos M11, coprocessador de inteligência artificial e um coprocessador de imagens.

A única diferença entre o chip dos aparelhos é que o A11 Bionic do iPhone 8 possui 2GB de memória RAM, enquanto o iPhone 8 Plus e iPhone X tem 3GB RAM. Isso se deve ao fato destes dois últimos modelos precisarem de mais recursos por conta da tela de maior resolução e até mesmo para lidar com os efeitos extras na câmera. Portanto, na prática, o resultado dos três é praticamente o mesmo.

[table “” not found /]

Tela

As telas utilizadas no iPhone 8 e iPhone 8 Plus são praticamente as mesmas que a Apple adicionou nas gerações anteriores, com apenas algumas melhorias. Com 4.7 polegadas, a tela LCD do iPhone 8 exibe imagens na resolução 1334×750, sendo 326 pixels por polegada. Já a tela do iPhone 8 Plus, também LCD, utiliza a resolução 1920×1080 (Full HD), sendo 401 pixels por polegada.

A tela do iPhone X, porém, é completamente diferente. A Apple utilizou a tecnologia OLED, que possibilita a iluminação individual de cada pixel. Assim, por exemplo, aplicativos com o fundo preto consomem menos energia do que um com o fundo todo branco. As cores são mais reais e os tons de preto são bem mais escuros e menos acinzentados. São 5.8 polegadas com resolução 2436×1125 (acima de 2K), sendo 458 pixels por polegada e exibição em HDR.

iPhone 8, iPhone X e iPhone 8 Plus. Imagem: Apple

Outro detalhe importante está nas bordas. Apesar do iPhone X ter 5.8 polegadas de tela, o tamanho físico do aparelho é quase o mesmo do iPhone 8, já que ele quase não possui bordas. No quesito aproveitamento de espaço e qualidade de tela, o iPhone X sai na frente.

Todos os aparelhos têm em comum nas telas a tecnologia True Tone, que adapta a temperatura das cores exibidas de acordo com a luz do ambiente, o 3D Touch (sensível à pressão do toque) e a exibição em alta gama de cores (P3).

[table “” not found /]

Câmeras

Outro aspecto muito importante em celular desse nível é a qualidade das câmeras, e nisso nenhum dos novos iPhones desaponta. O iPhone 8 conta apenas com uma lente traseira grande-angular de 12 Megapixels e abertura focal de ƒ/1.8, além do zoom digital de 5x. A lente também conta com estabilização óptica.

Já no iPhone 8 Plus, o usuário encontrará duas lentes na câmera traseira, sendo uma exatamente igual a utilizada no iPhone 8 (grande-angular) e a outra teleobjetiva, com abertura focal de ƒ/2.8 estabilizada digitalmente. O conjunto de duas lentes permite que o iPhone capture imagens com o Modo Retrato, que desfoca o fundo imitando câmeras profissionais. Também é possível utilizar zoom óptico de 2x (sem diminuir a resolução da imagem) e zoom digital de até 10x.

A câmera traseira do iPhone X é mais próxima do iPhone 8 Plus, porém com alguns aprimoramentos. A lente grande-angular é a mesma presente no iPhone 8 e 8 Plus, porém a teleobjetiva do iPhone X possui abertura focal de ƒ/2.4 e estabilização óptica. Com isso, é possível utilizar os recursos da segunda lente do iPhone X mesmo em locais com baixa iluminação — algo que os demais iPhones com duas lentes não permitem.

Foto com efeito “Modo Retrato Iluminado” do iPhone 8 Plus e X. Imagem: Apple

Já na câmera frontal, os três são ainda mais parecidos. Todos capturam imagens de 7 Megapixels e vídeos em 1080p com Flash Retina frontal. Porém, como o iPhone X possui duas câmeras frontais (utilizadas para o reconhecimento facial), ele também permite a utilização do Modo Retrato nas selfies.

O iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X são capazes de gravar vídeos em 4K a 60 quadros por segundo ou 1080p a 240 quadros por segundo e contam com um Flash LED traseiro sincronizado com quatro tons diferentes.

[table “” not found /]
 

[table “” not found /]

Navegação e Desbloqueio

O iPhone 8 e o iPhone 8 Plus seguem o mesmo estilo de todos os demais iPhones já lançados. Portanto, se você já conhece o iPhone, provavelmente não terá que aprender nada de diferente caso escolha um destes modelos. O iPhone X, por outro lado, traz uma experiência completamente nova.

Não existe mais o botão Início no iPhone X. As ações de fechar ou trocar de aplicativos são todas feitas por gestos na tela. O botão lateral, antes utilizado para ligar e desligar o aparelho, agora serve para iniciar uma conversa com a Siri. Mas a principal mudança, com a saída do botão Início, foi a remoção do leitor biométrico Touch ID.

O iPhone X conta com o Face ID, que utiliza a tecnologia de reconhecimento facial para desbloquear o aparelho e realizar compras no sistema. Além disso, a mesma tecnologia é utilizada para outras funções do iPhone X, como por exemplo os Animojis — emojis animados que se movimentam conforme o seu rosto.

[table “” not found /]

Bateria

Este é um assunto que costuma sempre preocupar os usuários de smartphones em geral. A Apple não costuma comentar muito sobre os detalhes técnicos da bateria do iPhone, e destaca apenas que os novos aparelhos consomem menos energia do que a geração anterior. De acordo com a empresa, o iPhone 8 e o iPhone 8 Plus conseguem ficar fora da tomada por praticamente o mesmo tempo que os anteriores 7 e 7 Plus. Já o iPhone X, a Apple diz que a bateria dura até 2 horas a mais do que no iPhone 7 (o modelo menor, e não o Plus, vale ressaltar).

Todos os novos iPhones deste ano suportam carregamento rápido (requer a compra de um cabo e adaptador USB-C de 29W) e sem-fio (por meio do padrão aberto Qi). Confira a tabela com a estimativa da duração da bataria dos dispositivos na prática.

[table “” not found /]
Perceba que, apesar da capacidade total da bateria do iPhone X ser a maior entre os três, a bateria do iPhone 8 Plus é a melhor na prática. Isso porque o sistema de reconhecimento facial do iPhone X funciona constantemente, o que acaba consumindo muito mais energia no dia a dia do que nos demais aparelhos.

Corpo do Aparelho

Como já foi falado aqui anteriormente, o iPhone 8 e o iPhone 8 Plus seguem praticamente o mesmo estilo visual do iPhone 6, de 2014. Neste ano, porém, a Apple fez algumas alterações mais notáveis. Ao invés de alumínio, o corpo do iPhone 8 é feito em vidro, mantendo apenas as laterais em alumínio fosco. Os aparelhos são dos mesmos tamanhos que os anteriores, mas com um pouco mais de espessura.

A mudança mais considerável aconteceu com o iPhone X. O corpo do celular também é de vidro, mas com as laterais em aço inoxidável — que dá um aspecto brilhante ao aparelho num todo. Ele quase não tem bordas, então o tamanho físico é bem similar ao do iPhone 8 menor. Apesar disso, a tela é praticamente a mesma de um iPhone Plus. Por outro lado, o iPhone X ficou bem mais pesado e grosso, até mesmo se comparado ao antigo iPhone 5.

[table “” not found /]

Outras Tecnologias

Tanto o iPhone 8, iPhone 8 Plus e o iPhone X contam com Wi-Fi 802.11ac com MIMO, Bluetooth 5.0, 4G LTE Advanced, VoLTE (chamadas por 4G) e NFC habilitado para leitura.

[table “” not found /]

Preços

Se você ainda não conseguiu se decidir sobre qual iPhone escolher, a tabela de preços pode ajudar. Afinal, a diferença de valores entre os aparelhos é grande, especialmente no Brasil. Confira os preços oficiais dos novos iPhones por aqui, retirados do site oficial da Apple.

[table “” not found /]

Qual é o melhor?

A resposta para essa pergunta é sempre relativa. Não é preciso dizer que o destaque do ano fica para o iPhone X, por mudar consideravelmente a forma como se utiliza o aparelho, além de seu visual completamente redesenhado. Apesar disso, o aparelho é bem mais caro, e há outros aspectos que devem ser considerados.

Se você quer ter um aparelho recente sem gastar muito, o iPhone 8 pode ser uma ótima opção. Ele oferece o mesmo desempenho dos demais aparelhos e quase todas outras novidades. Quem não está afim de lidar com um grande aprendizado na sua próxima troca de celular também deve preferir o iPhone 8 ao invés do X.

Se você quer um aparelho para assistir suas séries da Netflix e com a melhor bateria possível, o iPhone 8 Plus pode ser a escolha ideal. Apesar de ser maior em polegadas, a proporção da tela do iPhone X foge do padrão 16:9, então alguns vídeos podem parecer até menores nele durante a reprodução.

E claro, se você está disposto a pagar por uma experiência nova com o iPhone, não vai se arrepender ao comprar o iPhone X. A tela OLED com navegação em gestos e as tecnologias de reconhecimento facial o tornam diferente de qualquer outro iPhone já lançado.

Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário aqui!

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.