Ainda no início deste ano o próprio OnLeaks divulgou o que seria a primeira imagem de conceito do “iPhone 11” (sem nome oficial definido) com base em informações de fontes confiáveis. Nesta semana, o OnLeaks publicou em parceria com o site CashKaro renderizações mais precisas do iPhone de 2019 que corroboram os rumores anteriores.
Tudo indica que, de fato, o iPhone 11 — e consequentemente o iPhone 11 Max — terá o visual muito similar ao que há atualmente em toda a linha do iPhone X. As dimensões dos aparelhos são praticamente idênticas, porém os novos modelos terão espessura maior: 7,8 milímetros contra 7,7 milímetros do atual iPhone XS.
A Apple sempre foi conhecida por deixar os aparelhos mais finos a cada ano, mas a situação se inverteu com os últimos lançamentos. A empresa decidiu priorizar a tecnologia ao invés da espessura nos iPhones, o que resultou em celulares um pouco mais grossos se comparados ao iPhone 6, por exemplo.
No caso do iPhone 11, a espessura maior deve reduzir o relevo da câmera traseira que será consideravelmente maior. Além disso, outros rumores sugerem que a empresa considera adotar baterias internas com capacidade até 20% maior do que as utilizadas atualmente no iPhone XS e XS Max.
Também para deixar a câmera mais discreta, o vidro traseiro do iPhone 11 será fabricado com um processo diferenciado que já inclui o molde das lentes, similar ao que a Apple fez com o alumínio do iPhone 7 e iPhone 7 Plus na época. As câmeras, por sinal, devem ser o grande destaque da próxima geração. Serão três lentes traseiras, sendo uma delas super-angular — que amplia o campo de visão capturado na imagem.
Na frente, o iPhone 11 seguirá a mesma linha visual dos iPhones X e XS com o famoso recorte no topo da tela. O OnLeaks afirmou que as bordas serão ainda mais finas e o notch será levemente reduzido, mas nada muito perceptível. A câmera frontal deve melhorar consideravelmente com um salto de 7 megapixels para 12 megapixels. Os sensores do Face ID também serão aprimorados para melhorar ainda mais o sistema de reconhecimento facial.
Curiosamente, a chave lateral que ativa e desativa o modo silencioso do telefone está diferente nas imagens de conceito. Segundo o OnLeaks, a Apple considera utilizar uma versão que já apareceu anteriormente em iPads antigos por ser mais fácil de manuseá-la. Ao invés de achatada, a nova chave será maior, redonda e se moverá na direção contrária da atual.
Os aparelhos vão contar com o novo processador A13, carregador sem fio mais rápido e bilateral, conexão Wi-Fi 6, 4G aprimorado e cabo Lightning com adaptador de tomada USB-C na caixa. Confira abaixo o vídeo do OnLeaks que mostra a renderização do iPhone 11 em 360º.
Para o modelo que será vendido como uma nova versão do iPhone XR, a Apple deve manter praticamente tudo como é hoje por fora, porém com câmera traseira de duas lentes ao invés de apenas uma.
Novo visual apenas em 2020
Se os rumores estiverem certos, um visual completamente novo para o iPhone só deve aparecer nos modelos de 2020. Isso coincide com um rumor publicado em 2016 pela Nikkei sobre o ciclo de atualização do smartphone da Apple. Segundo a agência de notícias na época, a empresa de Cupertino teria adotado uma nova política de grandes atualizações apenas a cada três anos.
Ao se considerar o histórico de lançamentos, a informação parece ser verídica. O iPhone 6, lançado em 2014, emprestou seu visual para o iPhone 6s em 2015 e inspirou o iPhone 7 em 2016, que foi anunciado com poucas mudanças externas em relação aos modelos anteriores. O iPhone 11 deve apenas aprimorar o que já existe no iPhone XS do ano passado, que manteve o mesmo design do iPhone X, apresentado em 2017.
A próxima geração do iPhone será anunciada apenas no final de 2019.