Notícias

Jony Ive deixará a Apple após quase 30 anos na empresa

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Em um comunicado inesperado, a Apple anunciou na tarde de hoje (27) que Jonathan Ive, mais conhecido como Jony Ive, deixará o cargo na empresa. Ive é o diretor de design da Apple há mais de 20 anos e foi o responsável pela criação dos principais produtos da marca como o iMac, iPod, iPhone, iPad e Apple Watch.

Jony Ive foi grande amigo de Steve Jobs desde a década de 90. Imagem: Medium

O CEO da Apple, Tim Cook, relembrou que Jony Ive foi fundamental para o sucesso da empresa em diversos momentos. Recentemente, o designer também trabalhou no projeto do Apple Park e na reforma das lojas físicas da Apple ao redor do mundo.

“Jony é uma figura única no mundo do design e o seu papel no ressurgimento da Apple’s não pode ser esquecido, desde o inovador iMac em 1998 ao iPhone e sua ambição sem precedentes com o Apple Park, em que colocou tanta energia e carinho.”

Jony Ive entrou na Apple em 1992, período em que Steve Jobs havia sido demitido da própria empresa que havia fundado. Ele assumiu o departamento de design industrial da companhia em 1996 com a volta de Jobs e em 1998 apresentou o primeiro iMac, que se tornou um ícone de design na época. Mesmo sendo extremamente reservado, Ive ficou famoso desde então por sempre narrar os vídeos de apresentação dos novos produtos da Apple.

Os projetos de Ive na Apple serão repassados para Evans Hankey, vice-presidente de desenho industrial, e Alan Dye, vice-presidente de design de interfaces humanas. Jeff Williams, o vice-presidente de operações da Apple e um dos principais envolvidos no projeto do Apple Watch, também irá liderar a equipe de design a partir de agora.

O designer comentou que tem orgulho de tudo o que já realizou na Apple e que acredita ter deixado um legado para sua equipe.

“Após quase 30 anos e vários projetos, tenho orgulho do trabalho que desenvolvemos para criar uma equipe de design, um processo e uma cultura na Apple sem iguais. Hoje ela [a equipe de design] é mais forte, mais vibrante e mais talentosa do que em qualquer momento na história da Apple.”

Apesar de não ser mais um funcionário da Apple, tanto a empresa quanto Jony Ive garantem que continuarão trabalhando juntos em alguns projetos. Segundo o Financial Times, Ive decidiu fundar o seu próprio escritório de design para atender vários clientes, e a Apple será um dos principais. A “LoveForm” é uma sociedade com Marc Newson, também designer industrial.

A saída de Jony Ive da Apple é, certamente, a maior perda da companhia desde a morte do CEO Steve Jobs em 2011. Sua presença constante nas etapas de criação dos produtos e também em cada lançamento fará muita falta.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.