Enquanto a Apple passou quase o ano todo destacando o novo iMac Pro, que chegou às lojas na semana passada, outro computador da empresa com foco similar acabou ficando esquecido. O Mac Pro, aquele que dizem se parecer com uma cafeteira ou lixeira, completa hoje seu aniversário de quatro anos sem receber qualquer tipo de atualização.
O modelo vendido atualmente é o mesmo que foi anunciado em meados de 2013, sendo vendido oficialmente desde o dia 19 de dezembro do mesmo ano por 2.999 dólares nos Estados Unidos. Na época, o Mac Pro chamou a atenção de usuários profissionais do mundo todo, já que era uma máquina super rápida e compacta ao mesmo tempo. O tempo passou e a Apple nunca mais atualizou o computador desde então.
Foi apenas no início de 2017 que a Apple voltou a comentar sobre o Mac Pro e admitiu que o computador havia sido abandonado, mas que uma nova geração já estaria sendo preparada internamente. Durante esse tempo, a empresa chegou até a reduzir os preços do Mac Pro, oferecendo especificações melhores nos mesmos valores de antes.
Com o lançamento recente do iMac Pro, a Apple afirmou em uma nota para a imprensa que um novo Mac Pro está mesmo em desenvolvimento. A empresa confirmou até mesmo que também trabalha em um novo monitor para usos profissionais — já que virou alvo de críticas após descontinuar o Thunderbolt Cinema Display.
“Além do novo iMac Pro, a Apple está trabalhando na próxima geração do Mac Pro, completamente redesenhado e arquitetado para os consumidores profissionais que precisam de alta performance e rendimento em um corpo modular e atualizável, além de um novo monitor profissional top-de-linha.”