AtualizaçõesMac

macOS 11 ‘Big Sur’ recebe novo visual similar ao do iPadOS

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple anunciou hoje (22) na WWDC 2020 uma nova versão do macOS, sistema operacional dos Macs. O macOS Big Sur, como foi chamado, é uma atualização importante com visual completamente redesenhado para torná-lo mais similar ao iPadOS.

A mudança mais perceptível do macOS Big Sur está no visual. A Apple repaginou todo o sistema do Mac com mais transparência, cores e profundidade, deixando-o mais parecido com o que já existe no iOS e no iPadOS. A Dock com os ícones agora flutua na tela e as janelas possuem cantos mais arredondados. Todos os ícones de aplicativos do macOS foram recriados no formato do iOS.

O macOS Big Sur possui uma Central de Controle, assim como os dispositivos iOS. Por lá, o usuário pode ativar ou desativar o Wi-Fi, Bluetooth, AirPods, alterar o brilho da tela, volume e muito mais. A Central de Notificações ganhou os mesmos widgets do iOS 14 com informações detalhadas sobre previsão do tempo, ações da bolsa e mais.

Um dos aplicativos que mais passou por mudanças com o novo macOS é o Safari. Logo ao abrir o navegador, o usuário encontra uma tela com sites favoritos e também sugestões da Siri. Essa tela inicial do Safari pode ser customizada com uma imagem de fundo, deixando a experiência mais pessoal para cada usuário.

É possível pré-visualizar as abas com o cursor do mouse e agora o Safari indica exatamente quais dados os sites da internet coletam do seu computador, reforçando a preocupação da Apple com a privacidade das informações pessoais. O tradutor do iOS 14 também está presente no macOS Big Sur para traduzir páginas da internet em diferentes idiomas automaticamente.

O aplicativo Mensagens também foi refeito para oferecer as mesmas opções que já existem no iPhone e iPad, como por exemplo os efeitos de tela nas mensagens do iMessage. Também é possível fixar contatos favoritos para acesso fácil no app, responder mensagens específicas e mencionar pessoas dentro de grupos do iMessage.

As extensões do iMessage também estarão disponíveis no Mac pela primeira vez, permitindo que desenvolvedores ampliem os recursos do mensageiro instantâneo. Uma dessas extensões é o próprio Adesivo de Memoji da Apple, que finalmente chegará ao macOS Big Sur.

O aplicativo de Mapas agora consegue exibir mais detalhes sobre estabelecimentos e oferece ainda um guia turístico para algumas cidades. É possível buscar rotas adequadas para ciclismo e também para carros elétricos, com base na disponibilidade de ciclovias e postos de recarga.

Com uma mudança tão grande, a Apple finalmente mudou o número da versão do sistema operacional macOS para 11.0 — até então, o macOS estava na versão 10 desde 2001, sendo o macOS Catalina a versão 10.15.

Disponibilidade

A prévia do macOS 11 Big Sur está disponível apenas para desenvolvedores neste momento. Os interessados em testá-lo poderão se inscrever no site beta.apple.com a partir de julho. A atualização oficial, porém, só deve ser lançada no final do ano.

O macOS 11 Big Sur requer um MacBook de 2015, MacBook Pro de 2013, iMac de 2014, Mac Pro de 2013, MacBook Air de 2013, Mac mini de 2014 e iMac de 2017 ou modelos mais novos para funcionar.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.