Mac

macOS Catalina ganha recurso para preservar vida útil da bateria em MacBook

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple implementou um novo recurso de gerenciamento de saúde da bateria no macOS Catalina 10.15.5, que visa “melhorar a vida útil da bateria do MacBook”. Embora este possa ser um recurso útil para a maioria dos usuários, algumas pessoas talvez queiram desativá-lo, já que ele vem habilitado por padrão.

Assim como o iPhone e iPad, todo MacBook normalmente recebe energia por meio de uma bateria de lítio. Conforme as baterias envelhecem, elas se tornam menos eficazes e sua vida útil diminui — e isso pode ser agravado por condições externas como a temperatura e o ciclo de carga.

Com o iOS 13, a Apple adicionou uma nova opção de Carregamento Otimizado de Bateria para prolongar a vida útil da bateria do iPhone. Agora, um recurso semelhante chega ao Mac com o macOS Catalina 10.15.5. Segundo a Apple, o novo recurso reduz o envelhecimento químico da bateria ao monitorar o histórico de temperatura do componente e seus padrões de carga.

Com base em medições coletadas, o gerenciamento de saúde da bateria pode reduzir a carga máxima da sua bateria quando ativado. Isto acontece conforme necessário para garantir que sua bateria seja recarregada a um nível otimizado para seu uso — reduzindo o desgaste da bateria e desacelerando o envelhecimento químico.

Se você é alguém que usa constantemente seu MacBook ligado na tomada, o macOS aprenderá seus hábitos de uso para que a bateria não seja recarregada até 100% toda vez. Com isso, a saúde da bateria será preservada por mais tempo. Porém, como essa opção evita que a bateria seja totalmente recarregada para evitar sobrecarga de energia, você pode ficar sem bateria em menos tempo quando precisar usar o seu Mac fora da tomada.

Desativar o Gerenciamento de Saúde da Bateria do Mac

Se você depende de ter seu MacBook sempre recarregado para usá-lo apenas com a bateria interna na maioria das vezes, talvez seja melhor desativar o recurso de Gerenciamento de Saúde da Bateria. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra as Preferências do Sistema na Dock ou no menu Apple
  2. Clique em Economizador de Energia
  3. Escolha a opção Saúde da Bateria
  4. Desmarque a seleção de Gerenciamento de Saúde da Bateria e clique em OK

O Gerenciamento da Saúde da Bateria vem habilitado por padrão no macOS Catalina 10.15.5, seja em um novo MacBook ou para usuários que atualizaram agora para a última versão do sistema. Os usuários podem desativar e habilitar este recurso a qualquer momento, assim como no iOS.

Vale ressaltar que o macOS Catalina 10.15.5 está atualmente em fase de testes e disponível apenas para desenvolvedores. Mesmo assim, o Gerenciamento de Saúde da Bateria requer um modelo de MacBook com conexões Thunderbolt 3, o que significa que somente o MacBook Pro de 2016, o MacBook Air de 2018 e modelos mais novos têm essa opção.

Tudo indica que o novo Gerenciamento da Saúde da Bateria não afeta ou reduz o desempenho do Mac. Você pode ler mais sobre o recurso no site da Apple (em inglês).


Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.